A Quinta do Portal, produtor de vinhos de referência do Douro, está a desenvolver, em parceria com a Ervas Finas, um inovador ‘Jardim Gastronómico’, projeto de cariz biológico e sustentável em termos ambientais que se estende por uma área total de mais de mil metros quadrados, contando com uma grande diversidade de produtos, desde flores até plantas aromáticas

Este é um empreendimento com larga capacidade de crescimento e que tem já em plantação uma outra área, com 1260 metros quadrados, junto ao restaurante da Quinta do Portal, onde irá nascer uma mini-floresta para o desenvolvimento da atividade micológica, há muito enraizada na região duriense.

O jardim terá um espaço próprio com mesas e uma banca, para a realização de degustação e workshops, designadamente de folhas, caules, raízes e flores. A ideia será disponibilizar no local diferentes experiências sensoriais, a que também se juntará o vinho, enquanto principal produto ali produzido.

Este espaço, que terá como uso principal o restaurante da Quinta do Portal, terá também particular importância na promoção do turismo local, como sendo mais uma atração de incontornável interesse para quem visita a região. A realização de visitas guiadas ao jardim ou mesmo visitas individuais com informação para facilitar a compreensão do espaço, estão também previstas.

O projeto biológico deste produtor duriense, integrado na política de práticas sustentáveis e de sensibilização ambiental da empresa, segue uma filosofia de respeito pela terra e de integração no meio envolvente, pelo que não se encerra, antes configura um investimento contínuo. Assim sendo, o desenvolvimento desta projeto parte da integração do que já existe e da parceria com a «Ervas Finas», uma espécie de jardim de biodiversidade feito de ervas aromáticas, flores comestíveis e outras espécies vegetais com interesse alimentar. Ao longo da última década, a «Ervas Finas» tem levado a cabo um intenso trabalho com os mais exigentes chefes de cozinha, com produtos e serviços originais e de qualidade superior.