Philippe Faure-Brac – o melhor sommelier do mundo – é o novo embaixador da cortiça em França e assina uma campanha inédita na Vinexpo, a maior feira internacional de vinho, que decorre de 18 a 21 de junho

A Philippe Faure-Brac junta-se Gabriel Lepousez, especialista em neurociências e investigador no Instituto Pasteur, para juntos desenvolverem uma conferência sobre o papel das neurociências na prova de vinhos. A forma como os sentidos influenciam a perceção que os consumidores têm de um vinho e o valor incomparável agregado a uma rolha, para além de todo o seu desempenho técnico, são alguns dos temas que serão abordados.

 Para além destes dois especialistas de renome, a cortiça vai marcar presença na Vinexpo com uma escultura monumental em cortiça e que assinalará o ponto de encontro da feira, o ‘VinexpoCork Meeting Point’.

Para além da presença no evento, estão ainda programadas, a participação no concurso “Les Victoires du Liége” em parceria com a revista Rayon Boissons, que premeia as iniciativas empresariais de marketing e comunicação na venda de vinho nas grandes superfícies e lojas especializadas e, ainda, com um workshop sobre “Defeitos do vinho” moderado por Pascal Chatonnet, enólogo e diplomado pela Universidade de Bordéus, e responsável pelo prestigiado laboratório Excell.  

Recentemente, foram, também, divulgados os dados de um estudo desenvolvido pela Opinion Way naquele mercado, que refere que 87% associa a rolha de cortiça a um vinho de qualidade superior, comparando com 2% para os vedantes de plástico e 1% para as cápsulas de alumínio. O estudo revela, ainda, que 93% dos amantes de vinho franceses preferem a rolha de cortiça.

 “A rolha funciona como um sinal de qualidade, que reflete a exigência do produtor, a qualidade do néctar e a promessa de uma degustação diferenciada” explica João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

 Recorde-se que o InterCork III é um programa de promoção internacional que, com um investimento de 7,8 milhões de euros, pretende reforçar a preponderância da cortiça em 10 mercados – EUA, França, Alemanha, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido – com campanhas diferenciadas em cada país.

O programa InterCork é financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta, ainda, com o apoio privado dos associados da APCOR.