Às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Hotel Rural Misarela esconde-se por entre paisagens de vegetação exuberante, cascatas idílicas e tradições agrícolas do Barroso/Montalegre, um lugar de natureza e memória cultural em antiga pousada da EDP da Serra do Gerês

Um conforto de quatro estrelas, obra de referência do Modernismo português, para quem gosta de caminhadas, recato e silêncio.

Antiga pousada da EDP, então Hidroelétrica do Cávado, construída em 1950 para hospedar os técnicos da empresa, o Hotel Rural Misarela foi inaugurado em 2014, depois de duas décadas ao abandono e de obras de requalificação que mantiveram o carácter do projeto original, do arquiteto Januário Godinho.

Implantado a meio de uma encosta, o hotel forma uma longa curva moldada ao terreno, com uma entrada em cada extremo, a da receção e outra para o restaurante Ponte do Diabo, o qual deve o nome à lenda da Ponte da Misarela. Ali se servem pratos da gastronomia tradicional portuguesa, a hóspedes e não hóspedes.

No interior, as zonas comuns estendem-se ao longo de grandes janelas de vidro, numa intimidade com o meio natural que se prolonga ao piso 1, o dos quartos (12 + suite), todos com varanda individual e vista sobre a montanha e o rio Rabagão. O hotel dispõe também de sala multifunções, sala de estar, biblioteca e bar com lareira para os dias frios. O projeto de reabilitação tem assinatura do arquiteto bracarense Teotónio Santos.  

O espaço exterior tem piscina, um pequeno trilho de passeio por entre o bosquete que rodeia o hotel, de espécies diversificadas, autóctones e outras da família das resinosas, e uma zona de estar. Alguns canteiros de flores e árvores de fruto acrescentam ao espaço o colorido das estações.

Com um pé no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e outro no Barroso, o Hotel Rural Misarela é o ponto de partida para a descoberta de um território de águas cristalinas e floresta exuberante, penedos e aldeias comunitárias, oferecendo o repouso, o silêncio e a comodidade no regresso ou simplesmente a quem prefere permanecer no recato do hotel.

Região de produtos de excelência – da batata de semente de Montalegre, certificada, à carne barrosã, só para referir dois dos produtos mais afamados -, a experiência gastronómica integra a lista de imperdíveis do Barroso.

Caminhadas, canoagem, passeios a cavalo, de barco ou de moto 4, fazem parte das alternativas que, a pedido, o hotel disponibiliza. Animais de estimação são aceites, existindo espaço exterior para os acolher.

Contactos:
Rua da Pousada, 1, 5470-122 Ferral
Telefone: 253 759 010
www.misarela.com