A nova carta com inspiração nos sabores e odores da rota dos Descobrimentos Portugueses pretende elevar paladares a outro nível

Gonçalo Costa é o novo chef do Restaurante Tágide. O seu primeiro desafio foi criar uma carta para esta estação tendo em conta a nova filosofia gastronómica do restaurante, que tem vindo a apostar cada vez mais no contraste entre a tradição e a modernidade, com combinações sofisticadas e surpreendentes.

Situado no coração do Chiado, o Restaurante Tágide continua a ser um dos mais emblemáticos restaurantes lisboetas, possuindo uma das mais belas vistas de Lisboa e do rio Tejo, e primando por um serviço de excelência e pelo misticismo do espaço com painéis de azulejos e lustres do séc. XVIII. A estas mais-valias com um carácter único, junta-se agora a assinatura do chef Gonçalo Costa, que traz uma visão diferenciadora e arrojada, resultante do seu percurso.

A nova carta, criada com base na vasta experiência e capacidade de inovar do Chef, oferece deliciosas opções inspiradas na cozinha portuguesa, aliando a técnicas da cozinha clássica internacional, valorizando a grande qualidade de produtos existentes em terras Lusas.

Com mais de 16 anos de experiência, o novo chef do Restaurante Tágide tem um percurso profissional interessante e diversificado: nos últimos cinco anos, esteve em São Paulo, no Brasil, onde passou pelos restaurantes Chakras, Gusto24H e Skye e onde decidiu criar o conceito de Chef Food Truck, em conjunto com a mulher. Antes de sair de Portugal, Gonçalo Costa esteve no Eleven durante seis anos, no Hotel Ritz Four Season Lisboa e no Hotel Ceasar Park Penha Longa Portugal.

“O gosto pela arte de cozinhar já nasceu comigo, adoro transformar os sabores da cozinha tradicional em pratos contemporâneos e esta nova carta espelha isso mesmo. A escolha e qualidade dos produtos de época, percorrendo uma rota pelos sabores de quase todos continentes, vão elevar os paladares a um outro nível”, refere o Chef Gonçalo Costa. “Queremos que os clientes do Restaurante Tágide sintam que tiveram uma das melhores experiências gastronómicas com esta carta. Este será o meu grande desafio para o Tágide”, afirma o chef.

Suzana Barros de Brito, proprietária do Restaurante Tágide, descreve que “a carta pela mão do Chef Gonçalo Costa leva-nos pelo mundo dos descobrimentos portugueses entre cheiros e sabores, não esquecendo o sentimento da saudade e do ser português. Neste restaurante queremos proporcionar aos nossos clientes uma gastronomia com arte e cultura, não só pelo misticismo do espaço, mas também a associação às Tágides, as ninfas do rio Tejo a quem Camões pede inspiração para compor a sua obra Os Lusíadas”.

Morada – Largo da Academia Nacional de Belas Artes – 18 e 20, Chiado – 1200-05 Lisboa
Telefone 213 404 010
E-mail – [email protected]