O próximo encontro do restaurante Egoísta, dia 26 de maio, às 20h30, vai ser de celebração. Os sabores do chefe Hermínio Costa vão juntar-se aos vinhos Quinta da Gaivosa, do produtor Alves de Sousa

Foto de Pedro do Canto Brum

Protagonista de uma das histórias de maior sucesso do Douro, este produtor celebra este ano as bodas de prata, momento de festa para o Douro e para os vinhos portugueses, aos quais o Egoísta não é indiferente

Corria o ano de 1992 quando o engenheiro civil Domingos Alves de Sousa decidiu que era tempo de arriscar na construção de uma marca própria e na produção de vinhos tranquilos do Douro. Foi um passo em frente ao do avô, produtor que vendia as uvas às grandes casas de vinho do Porto, e uma aposta ganha. Nos últimos 25 anos, da Quinta da Gaivosa e de outras propriedades entretanto adquiridas pela família, nascem vinhos que conquistam prémios e excelentes classificações, como o “abandonado”, um clássico do Douro feito de uvas colhidas em vinhas antigas, algumas com mais de 100 anos.

O reconhecimento é também para o produtor, Domingos Alves de Sousa, distinguido em 1999 e 2006 com o prémio de “Produtor do ano” pela Revista de Vinhos, e para a nova adega da Quinta da Gaivosa, obra do arquitecto António Belém Lima nomeada para o prestigiado prémio de arquitetura contemporânea “Mies van der Rohe 2015”.

Envolvido no projeto desde 2002 está também Tiago Alves de Sousa, enólogo e membro da 5ª geração desta família de produtores do Douro.

Para o jantar, marcado para as 20h30, os convidados levam o Branco da Gaivosa 2015, servido com carabineiro e o Gaivosa Primeiros Anos tinto 2012 que irá acompanhar o cherne com crosta de azeitonas e tomate.  O tinto da Quinta da Gaivosa tinto 2013 harmoniza com o cabrito de Trás-os-Montes.  A sobremesa de cerejas e chocolate negro será acompanhada de um Quinta da Gaivosa Porto 20 Anos Tawny.

Edifício do Casino da Póvoa de Varzim
Telf. – 252690888
E-mail – [email protected]
Site – www.restaurantegoista.com