Após três anos de realização do Vinho Verde Wine Fest na Alfândega do Porto e registando uma média anual de 25 mil visitantes, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) decidiu internacionalizar o conceito para um dos principais mercados de exportação do Vinho Verde (o Brasil), no Rio de Janeiro a 26 e 27 de Maio no Iate Clube

Dada a elevada apetência internacional e o crescimento das exportações de Vinho Verde, a CVRVV considera que este é o momento certo para criar um novo evento destinado a consumidores no mercado brasileiro – um mercado mais conhecedor e com mais cultura de consumo de vinhos, beneficiando ainda do facto de os Vinhos Verdes serem dotados de um perfil que casa na perfeição com o clima e com a gastronomia do Brasil.

Em pouco mais do que uma década, entre 2004 e 2015, o crescimento das exportações dos Vinhos Verdes para o Brasil foi na ordem dos 300 %. A faturação em 2016 foi de 3M€, correspondendo a cerca de 1,3 milhões de litros. A exportação de Vinho Verde tem sido exponencial, ano a ano, como resultado do investimento e do trabalho que, ao longo do tempo, a CVRVV e os produtores têm vindo a realizar no país. 

O plano estratégico da CVRVV para 2017 contempla um investimento de mais de 300 mil euros com o objetivo de destacar o Vinho Verde como um produto único no mundo e muito adequado ao mercado brasileiro, criando tendência.

Nos últimos anos, a Região exportou para o Brasil perto de 2 milhões de litros de vinho, o que o tornou o quarto maior destino de exportação em volume e o quinto em valor. A 26 e 27 de Maio, o Iate Clube é palco de uma celebração do que de melhor se pode provar na Região: cerca de duas dezenas de produtores, um Chef de renome em Portugal – Renato Cunha – e muitas harmonizações dão o mote para um Vinho Verde Wine Fest com sotaque do Rio e características indiscutivelmente frescas, leves mas marcantes, como um bom Vinho Verde deve ser.

Os bilhetes têm um custo de 70 reais e podem ser adquiridos no local. Dão acesso à prova de mais de 100 Vinhos Verdes com perfis diferentes, a aprender diretamente com cada um dos produtores, a assistir a várias masterclasses com especialistas portugueses e brasileiros, a assistir a showcookings a 4 mãos e provar o resultado final, tudo num ambiente de festa, ao som das melhores músicas escolhidas pelo DJ.

Os membros do Iate Clube ou dos restantes parceiros – ABS, CENAC, CADEG ou Revista Adega – podem adquirir o bilhete por apenas 20 reais. Mais informações sobre o programa e condições de acesso podem ser consultadas em http://www.vinhoverdewinefest.com.br