No próximo fim de semana, dias 27 e 28 de maio, a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, mais de 80 referências da região estarão em prova livre, num evento que reúne alguns dos nomes do mundo do vinho e da gastronomia

O Dão apresenta-se em destaque representado por 15 produtores: Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, Casa Américo, Casa da Passarella, Casa de São Matias, Dirk Niepoort – Quinta da Lomba, MOB – Moreira Olazabal & Borges Lda, Quinta da Bica, Quinta da Espinhosa, Quinta da Madre de Água, Quinta da Pellada, Quinta da Ponte Pedrinha, Quinta do Margarido, Quinta do Vale, Quinta dos Garnachos e Quinta Tapada do Barro.

Quinta da Freixieira, Quinta da Madre de Água, Quinta da Portela, Quinta de São Cosme e Quinta do Espinho, expõem o melhor da gastronomia regional.

Vinal – Vinhas de Altitude contemplará ainda sessões de cozinha ao vivo, onde conceituados chefes confecionarão diferentes propostas gastronómicas. Os chefes Diogo Rocha (sábado, pelas 19h) e Hernâni Ermida (domingo, pelas 17h30) protagonizam as sessões.

Provas comentadas e conversas sobre o vinho completam o diversificado programa. Dirk Niepoort marcará presença e conduzirá uma prova comentada no sábado, pelas 16h30. Ainda no primeiro dia de evento, também a dirigir uma prova comentada, apresenta-se Pedro Pereira, da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem. Manuel Moreira, sommelier e colaborador da Revista de Vinhos, conduzirá provas comentadas e conversas sobre o vinho nos dois dias (sábado, pelas 18h e pelas 21h15; e domingo, pelas 16h30 e pelas 19h).

Visões particulares sobre a viticultura de altitude serão partilhadas entre especialistas e apreciadores. Num contexto descontraído e informal, os participantes poderão aprofundar conhecimentos e apreender algumas dicas. As especificidades dos vinhos do Dão e a versatilidade e características únicas dos rótulos produzidos em vinhas de altitude serão temas em destaque.

Vinal – Vinhas de Altitude decorrerá no dia 27 de maio, sábado, das 15h às 24h; e dia 28 de maio, domingo, das 15h às 20h. A entrada é livre e o copo oficial de provas tem o custo de 2,5€.

Uma organização do Município de Gouveia, com produção da EV-Essência do Vinho e apoio da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, da Teka e da Revista de Vinhos.