Azamor Tinto 2014 é o único vinho alentejano a receber medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards, um concurso no Reino Unido que premeia os melhores vinhos disponíveis no setor on-trade

Esta é uma notícia que orgulha a casa, uma adega boutique no Alentejo, mas também a própria região. Isto porque, nos Sommelier Wine Awards são eleitos os melhores vinhos disponíveis no competitivo setor on-trade, onde se incluem hotéis, restaurantes e bares/pubs. A classificação é rigorosa e tem em conta critérios como versatilidade do vinho, autenticidade, potencial gastronómico e, mais importante, relação qualidade-preço, a única informação que o júri tem no momento da prova cega.

O Azamor Tinto 2014 passou no teste e conquistou o júri, recebendo a classificação mais alta do concurso. De acordo com a nota de prova oficial, este vinho é “merecedor da medalha de ouro, uma decisão que o júri considerou fácil.” Entre os vários profissionais do setor que provaram e avaliaram o vinho, destaque para reconhecidos sommeliers como Gabriele Galuppo, do restaurante Theo Randall (Hotel InterContinental London Park Lane) ou James Fryer, do restaurante Portland.

Na base deste vinho está um blend de castas tradicionalmente portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Trincadeira) e castas internacionais (Syrah, Merlot, Alicante Bouschet e Petit Verdot). O resultado é uma harmonia perfeita entre nariz e boca: à explosão aromática de fruta madura juntam-se as notas de especiarias, conferindo-lhe complexidade, elegância e um final suave.

O produtor traz ainda para Portugal uma medalha de prata, atribuída ao Azamor Selected White 2015. Este vinho, o único branco da casa, é produzido a partir de uma seleção das castas de Antão Vaz e Arinto, apresentando um perfil gastronómico e bastante equilibrado nos aromas a fruta delicada e paladar mineral.

Ambos os vinhos são distribuídos, em exclusivo, pela OnWine Distribuição Nacional. Azamor Tinto 2014 tem o PVP de 9,90€.