Terra de pescadores, não faltam na Ericeira relatos, mais ou menos surpreendentes, de pesca de polvos, que têm nas muitas rochas que formam a orla costeira da vila o local privilegiado de habitação, não é preciso ir para alto mar nem sequer ter um barco para apanhar um belo exemplar

As histórias de pescas inesperadas de polvos estendem-se inclusive aos veraneantes que, mesmo sem qualquer experiência de mar, acabam por conseguir apanhar alguns espécies mais incautos.

São todas estas histórias que fazem do polvo um dos grandes protagonistas da gastronomia da vila. Preparado de inúmeras formas, é um das propostas mais recorrentes nas ementas dos restaurantes da região.

Durante o 2º Festival do Polvo, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra, que se realiza entre 12 a 21 de Maio, poderá deliciar-se com os seus pratos favoritos ou aventurar-se em novos temperos. Além dos 40 restaurantes participantes, vão realizar-se show cookings no Mercado Municipal da Ericeira, presididos por chefs de renome e elementos da restauração local, nos dias 13 e 14 de Maio. Aproveite o fim de semana para experimentar novas formas de saborear o polvo ao mesmo tempo que prova vinhos ou cerveja artesanal dos produtores regionais.

Programa: www.cm-mafra.pt/sites/default/files/festival_gastronomico_do_polvo.pdf