A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) promoveu, durante o último mês, as provas da XVII edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, tendo o júri do concurso avaliado 148 vinhos de onde emergiam 46 medalhas – 15 de Ouro e 31 de Prata

Os vencedores foram conhecidos na cerimónia de entrega de prémios que decorreu, dia 27 de abril, no Castelo de Palmela. Destaque para os vinhos mais pontuados do concurso (‘Os Melhores’), o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 2002, que recebeu duas distinções Melhor Vinho do Concurso e Melhor Vinho Generoso. A Adega de Pegões arrecadou as medalhas de Melhor Vinho Tinto com o Adega de Pegões Syrah 2013 e Melhor Vinho Branco com o Adega de Pegões Colheita Seleccionada 2016. O Melhor Vinho Rosado foi o Serras de Azeitão 2016, da Bacalhôa.

O Concurso de Vinhos da Península de Setúbal é organizado pela CVRPS, entidade certificadora e promotora há 17 anos consecutivos com o objetivo de promover, valorizar e estimular a produção de vinhos de qualidade na região vitivinícola da Península de Setúbal. Nesta edição registou-se um aumento de vinhos em prova entre eles novas referências e produtores o que para Henrique Soares, Presidente da CVRPS, ‘é um sinal da dinâmica da região que nos últimos anos tem conhecido fortes investimentos na restruturação e replantação de vinha e em novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições vitivinícolas, tornando-se uma região atrativa para a produção de vinhos de qualidade’.

O júri, composto por técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, imprensa da especialidade e representantes da restauração, num total de 22 provadores, esteve dois dias em provas na Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela.