Rui Sá (jornalista da RTP), Carlos Abrunhosa Brito (administrador da Talent), Jorge Monteiro (presidente da ViniPortugal) e Mário Rodrigues (do Alivetaste), integraram o painel do 1º “Laboratório Harmonização a Copo” realizado em 2017, numa das referências nacionais da cozinha tradicional portuguesa, “A Cozinha do Manel”, restaurante da cidade do Porto

Antigo restaurante de nome “Uxavai”, que se pensa ter pertencido a um espanhol, deu origem a esta casa familiar aberta há 28 anos por Manuel Mendes. Este encarregue da sala, e Piedade Mendes da cozinha, tornam-se com os anos uma referência da gastronomia tradicional portuguesa e nortenha, com uma marcante cozinha do tempo dos nosso avós.

Já anteriormente Manuel e Piedade, naturais de Arouca,  tinham tido “O Buraquinho do Freixo” que se localizava na Rua do Freixo , também em Campanhã.

Hoje com o genro José António, a filha Fernanda Vieira e as duas netas, Bárbara e Cristina Vieira, que representam a última e empenhada geração, introduzem algumas evoluções importantes nos serviços.

Este laboratório teve início com as entradas de grão de bico com bacalhau desfiado e isquinhas de fígado de vitela com cebolada, harmonizadas com Apegadas branco do Douro de 2016.

Para peixes tivemos bacalhau à moda da casa, com o Julia Kemper Curiosity 2013 da região do Dão, seguindo-se os filetes de polvo com arroz do mesmo, agora com Apegadas Premium 2014.

As carnes foram uma vitelinha assada em forno a lenha e rojões com castanhas, ambos os pratos harmonizados com Apegadas Reserva Tinto 2014.

O bolo de bolacha seguido do requeijão com doce de abóbora tiveram, como opção também do restaurante, a harmonização de um Dona Antónia Reserva Pessoal da Porto Ferreira.

É de realçar a uniformidade de pontuações atribuídas pelo painel no que diz respeito à qualidade dos pratos apresentados.

Nos vinhos, as melhores harmonizações apresentadas foram conseguidas nas carnes, com o Apegadas Reserva Tinto 2014 que também se destacou nas melhores pontuações dos vinhos propostos, agora ex aequo com Dona Antónia  Reserva Pessoal da Porto Ferreira.

Outros pratos típicos podem aqui ser encontrados, como o bacalhau à Braga, os filetes de pescada, bacalhau com broa, polvo assado no forno, cabrito assado, arroz de pato ou as tripas à moda do Porto. Boas opções de cozinha tradicional não faltam.

Uma casa que aposta cada vez mais num serviço de vinhos à altura da cozinha tradicional praticada.

Rua do Heroísmo, 215
Porto
Telef. 351 22 536 338
[email protected]

Vídeo

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa