Casa Ferreirinha Papa Figos Branco 2016

publicado em: Notícias | 0

Casa Ferreirinha Papa Figos Branco 2016 é a segunda colheita de um vinho lançado no ano passado, que prometeu firmar-se como um valor seguro entre os mais apetecíveis vinhos brancos da região do Douro, para um consumo diário mas, também, em ocasiões especiais

Ostentando no rótulo a imagem atraente da fêmea do Papa-Figos, uma ave migratória que visita as ribeiras e as vinhas do Douro Superior entre o início da primavera e o fim do verão, este surpreendente branco define-se pela sua elegância e caráter vibrante, clássico e simultaneamente moderno, que traduz os valores essenciais da Casa Ferreirinha, a marca com maior tradição na produção de vinhos de qualidade do Douro e uma das referências mundiais desta região. 

Assinado por Luís Sottomayor, este Casa Ferreirinha Papa Figos Branco 2016 foi produzido com uvas de castas selecionadas das zonas altas da sub-região do Douro Superior assim distribuídas: 55% de Rabigato, 15% de Viosinho, 15% de Arinto, 10% de Códega e 5% de Moscatel. Após a fermentação, cerca de 20% do lote estagiou em barricas usadas de carvalho francês, enquanto os restantes 80% foram mantidos em cubas de aço inoxidável.

O resultado é um vinho pronto a ser consumido que apresenta uma cor citrina com nuances douradas – tal como a penugem da fêmea do Papa-Figos –, evidenciando um aroma intenso em que sobressaem notas florais, frutos tropicais, apontamentos minerais e arbustivos. Na boca apresenta bom volume, acidez viva e bem integrada, notas florais e de frutos brancos e alguma mineralidade. O seu final é de grande harmonia e persistência.

Com um teor alcoólico de 12,5%, este vinho branco é muito gastronómico e ideal para acompanhar todo o tipo de pratos de peixe, marisco, carnes brancas, massas e saladas.

Goste / Partilhe este artigo: