A Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba – é uma empresa histórica da Região do Alentejo, que comemora 50 anos em 2018 e que, com a entrada recente de uma nova Administração liderada por Fernando Tavares, está agora focada na qualidade e no reposicionamento de todos os vinhos num patamar superior de qualidade e de preço

Em pleno centro de Borba, a sede da Sovibor beneficia de instalações únicas onde mais de dois séculos de história se fundem com novos padrões de qualidade, novos vinhos e marcas, uma nova equipa de gestão, imagens renovadas, mais dinâmica estratégica e uma nova visão da enologia, chefiada por António Ventura em coordenação com Rafael Neuparth e Rita Tavares.

Responsabilidade, rigor e foco na qualidade são agora os três fatores-chave de atuação da Sovibor, que se prepara para lançar novos vinhos – colheitas de 2015 e de 2016 – em patamares de qualidade superior. Após um processo de reformulação da imagem de todos os vinhos – com o compromisso de manter a tipicidade de Borba em cada colheita – o objetivo é o de potenciar as características do terroir no mercado nacional e nos mercados externos.

Com um volume de negócios superior a um milhão de euros, a Sovibor detém as marcas Borba Sovibor, Adega do Passo e Mamoré de Borba e prepara-se para alargar a gama com a introdução de vinhos de talha vinificados, pela primeira vez, em 2016. As insígnias da Sovibor estão já distribuídas por mercados como a França, Alemanha, EUA, Angola e Holanda, estando prevista a entrada no Brasil, na China, na Bélgica e na Suíça a curto-prazo.

A primeira fase de intervenção para beneficiação das infra-estruturas foi concluída recentemente, estando previstos novos investimentos com vista ao aumento do armazém de produto acabado e de matérias-primas. No que respeita ao enoturismo, a requalificação da Adega do Passo, destinada a visitas e provas, e a abertura de uma loja são alguns dos objetivos da nova Administração.

Para Fernando Tavares, “a nova Sovibor é a concretização de um objetivo pensado há muito por pessoas que encaram os vinhos de Borba como uma paixão. A afirmação da empresa no mercado nacional não pode descurar a História e a forte tradição de Borba em produzir vinhos com um carácter reconhecido pelo consumidor. Por isso, a nossa aposta é, seguramente, na qualidade”, refere.