O evento é promovido, desde há 18 anos, pelo Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração do concelho, com o duplo objetivo de promover a gastronomia com base no peixe e no marisco e os produtos locais, e combater a sazonalidade

Este ano, associaram-se à iniciativa 28 restaurantes, 14 dos quais concorreram ao concurso gastronómico “Sabores do Mar”, sendo que o restaurante “Camelo”, de Apúlia, conquistou o primeiro lugar com o prato “Robalo selvagem aromatizado com algas”. O segundo lugar coube ao restaurante “Água Pé”, de Esposende, que concorreu com “Lombos de pescada com rebentos de água doce”, e, em terceiro lugar, classificou-se o “Mira Rio”, também de Esposende, com a sugestão “Polvo salteado com batata-doce”. Este restaurante conquistou também o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar”, com Diana Pontes a ser premiada pela juventude, dedicação e profissionalismo.

O júri do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar” foi presidido por José Silva, chef João Pupo Lameiras, chef Marco Gomes, Cristina Manso Preto e Francisco Gil, Jornalista galego da área da enogastronomia e responsável pelo programa televisivo “Cousas de Comer”.