Depois de Esben Bang e Pedro Lemos, a organização do Presidential anunciou o Chef João Rodrigues, detentor de uma estrela Michelin no restaurante Feitoria, em Lisboa, como o último chef a bordo do Comboio Presidencial Português ao longo de 10 viagens gourmet na linha do Douro

Celebrado como o primeiro formato de turismo ferroviário de luxo em Portugal, o “Vila Joya no Douro” juntou na linha do Douro o lendário Comboio Presidencial português, o carismático Chef Dieter Koschina do Vila Joya, e uma seleção cuidada dos melhores vinhos e produtos nacionais numa edição que o mentor Gonçalo Castel-Branco considera “uma boa primeira experiência, que agora foi depurada para criar o The Presidential- um produto turístico de qualidade mundial”. 

 “João Rodrigues é um dos Chefs mais talentosos da sua geração, cujo ponto de partida é o produto, a matéria e o respeito pela mesma. Não só esta visão é perfeitamente alinhada com a do Presidential, como além disso permite-nos fechar esta edição com um Chef de Lisboa, um do Porto e um internacional.” diz Gonçalo Castel-Branco, fundador e curador do projecto.

Desde sempre apaixonado pela história da gastronomia e pelos sabores asiáticos e orientais, o Chef traz, ao comando do Feitoria, um conceito inspirador à cidade de Lisboa: uma visão contemporânea dos Descobrimentos e uma viagem pela influência da cozinha portuguesa no mundo.

A somar aos vários prémios e a uma Estrela Michelin ganhos ao longo da sua carreira, mais recentemente, o Chef João Rodrigues foi distinguido em 2016 com os prémios “Chef do ano” e “Restaurante do Ano” nos prémios Mesa Marcada. “Esta seleção acaba por formar um tema – estes três chefs são rising stars do mundo gastronómico, os três relativamente novos e já muito reconhecidos. São o futuro do fine dining.” diz o organizador.

Fica assim completa a lista de estrelas Michelin a bordo do Comboio Presidencial no mês de Maio:

 3 – 7 Maio: Chef Esben Holmboe Bang – 3 Estrelas Michelin

10 – 11 Maio: Chef Pedro Lemos – 1 Estrela Michelin

12 – 14 Maio: Chef João Rodrigues – 1 Estrela Michelin

A um mês do início da edição de Maio, os vinhos servidos a bordo estão também entre as surpresas já reveladas: os escolhidos para esta edição são os magnificos Niepoort, Quinta do Vallado, Quinta Vale D. Maria e os portos da Graham’s.