Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal, terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2017 como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda

O esforço desenvolvido pelos produtores nacionais na busca da qualidade será premiado pela ViniPortugal com a oportunidade de promoverem os seus vinhos junto de potenciais clientes, influenciadores, decisores e jornalistas internacionais. Ao longo de 17 eventos, realizados em países distintos como China, França, Alemanha, Estados Unidos, Suíça ou Angola, os vinhos medalhados no Concurso Vinhos de Portugal estarão em destaque com a realização de apresentações, seminários, provas, ações de relações públicas e ações com chefs nas quais serão usados exclusivamente estes vinhos portugueses.

Para ter uma oportunidade de marcar lugar nestes eventos, os produtores interessados devem inscrever os seus vinhos no concurso até 21 de Abril, data em que termina a fase de inscrição no Concurso Vinhos de Portugal. Após esta data a organização poderá ainda aceitar inscrições, até 28 de Abril, estando a inscrição sujeita a uma penalização. Todos os pormenores relativos aos passos de inscrição e custos associados estão disponíveis para consulta no site do evento, em www.concursovinhosdeportugal.pt.

À semelhança das edições anteriores, o Concurso Vinhos de Portugal é composto por dois momentos distintos. De 15 a 17 de Maio, no CNEMA, em Santarém, realizam-se as sessões técnica de provas, durante as quais cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por seis elementos qualificados, dos quais pelo menos dois serão estrangeiros. No total 30 especialistas de renome internacional marcarão presença no CNEMA para avaliação dos vinhos.

Após esta fase, o Grande Júri, composto por jurados de referência internacional, reunido em Arraiolos, vai escolher os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano.

Este ano o Grande Júri é composto por reputados especialistas internacionais que ditam tendências do sector como Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e Reino Unido), Hiroshi Ishida (Japão), Sara Ahmed (Reino Unido) e por Bento Amaral e Luís Lopes em representação de Portugal.  A gala de entrega de prémios vai realizar-se no dia 19 de Maio no Convento de Arraiolos.

O Concurso Vinhos de Portugal afirma-se cada vez mais como um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas nacionais e internacionais e um barómetro da aposta realizada no país para a produção de vinho de qualidade com vista à sua afirmação nos mercados de exportação enquanto produtos de excelência.