O roteiro de alta gastronomia Nespresso Gourmet Weeks está de volta pela 3ª vez e decorrerá em Lisboa, no Porto, no Algarve e, este ano como novidade, na Madeira

Nespresso desafiou oito Chefs Estrela Michelin a criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição, no âmbito da 3ª Edição da iniciativa Nespresso Gourmet Weeks, que arrancou no dia 10 de abril

Ricardo Costa, Rui Paula, Vítor Matos, Pedro Lemos, João Rodrigues, Henrique Leis, Luís Pestana e Henrique Sá Pessoa são os Chefs anfitriões da 3ª Edição Nespresso Gourmet Weeks. Mas estes Chefs não estarão sozinhos e vão receber nas suas cozinhas outros Chefs convidados para, a quatro ou mais mãos, criarem um jantar exclusivo em que o café é a fonte de inspiração de toda a refeição.

A fonte de inspiração desta edição Nespresso Gourmet Weeks é a “Nespresso Exclusive Selection”, composta por 2 cafés especialmente criados para restaurantes de Alta Gastronomia. Estes Grands Crus da gama profissional – provenientes de regiões inexploradas do Nepal e Tanzânia – foram desenvolvidos para que a experiência gastronómica nos restaurantes Fine Dining seja ainda mais inesquecível.

‘Exclusive Selection Nepal Lamjung’ e ‘Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry’ são duas raridades, provenientes de terroirs inexplorados, que combinam um perfil extraordinário com uma nova experiência de café.

Serão oito experiências inesquecíveis que mostrarão a versatilidade do café na cozinha. O Chef anfitrião recebe no seu restaurante o Chef convidado e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um nível de excelência. O menu criado pelos dois Chefs incluirá pelo menos aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. A iniciativa é aberta ao público e o valor do menu é definido por cada restaurante. Este ano, além dos Chefs, os Sommeliers também terão um papel fundamental ao selecionarem os vinhos mais indicados para degustar os diferentes pratos.

Nespresso Gourmet Weeks pretende mostrar que o café pode assumir um papel diferente daquele que é mais habitual e entrar na cozinha. À semelhança do que acontece com os vinhos, o café é uma bebida que permite transformar um simples momento de consumo numa experiência inesquecível.

O primeiro jantar Nespresso Gourmet Weeks, no dia 19 de abril, vai ser criado no The Yeatman pelo Chef Ricardo Costa e pelo Chef Benoit Sinthon, do restaurante Il Gallo d’ Oro na Madeira, com 2 estrelas Michelin. No dia seguinte, a 20 de abril, o Chef Rui Paula recebe no seu novo espaço – Casa de Chá da Boa Nova – o Chef Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho, também ele 1 Estrela Michelin.

No dia 28 de abril, o anfitrião é o Chef Vitor Matos (Restaurante Antiqvvm) e contará com a colaboração de Filipe Pinheiro (sub-chefe do Hotel de Ville de Crissier 3 Estrela Michelin). O Chef Pedro Lemos regressa à Nespresso Gourmet Weeks como Chef anfitrião no dia 04 de maio, onde receberá o Chef Pedro Nunes (Restaurante S. Gião).

O Chef João Rodrigues, do Restaurante Feitoria, volta a marcar presença na iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo, no dia 8 de maio, contando com os Chefs Michel van der Kroft, Henrique Sá Pessoa e Miguel Rocha Vieira como convidados.

Nespresso Gourmet Weeks ruma ao sul com o Chef Henrique Leis a receber o Chef Miguel Gomes, no dia 11 de maio. Pela primeira vez o roteiro gastronómico chega à Madeira onde o Chef Luís Pestana, do William, vai receber o Chef Pedro Lemos, no dia 13 de maio. O Chef Henrique Sá Pessoa, do Alma, encerra esta edição Nespresso Gourmet Weeks, no dia 14 de maio, e convida o Chef Graham Hornigold.