Bairrada oferece Espumante ao Papa

publicado em: Notícias | 0

Bairrada lança espumante ‘Centenário das Aparições de Fátima’ e oferece garrafa n.º 1 ao Papa Francisco, entregue em mão própria esta quarta-feira, dia 26 de Abril, no Vaticano

Celebra-se este ano o centenário das aparições de Fátima. Foi a 13 de Maio de 1917, na Cova de Iria, em Fátima, que três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta, de 10, 9 e 7 anos, respetivamente – afirmaram ter visto uma “senhora mais branca que o Sol”. Como forma de assinalar a efeméride deste feito, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) juntou-se à Associação Rota da Bairrada (ARB) e, com o apoio de produtores e de várias outras empresas, produziu um espumante comemorativo sob a marca Bairrada: ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima – Espumante Bairrada 2015’.

Uma edição especial, limitada a 1917 garrafas numeradas, que enverga no rótulo o símbolo ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima’ e a imagem de Sua Santidade o Papa Francisco, a quem será entregue a garrafa n.º 1. A oferta vai ser feita, em mão própria, por uma comitiva que se desloca esta quarta-feira, dia 26 de Abril, ao Vaticano. Na imagem estão também três pombas, a simbolizarem a paz e a Santíssima Trindade; na gargantilha as rosas do coração de Maria.

Na base desta edição comemorativa está o desafio lançado pela CVB aos produtores da região para a criação de um único espumante capaz de reunir o melhor da Bairrada. Uma iniciativa que contou com a participação de doze produtores, que doaram uma pequena parte do seu vinho da colheita de 2015. Foram avaliados pela Câmara de Provas da Comissão Vitivinícola da Bairrada, tendo posteriormente sido constituído o lote final, que foi espumantizado e cujo “degorgement” foi efetuado em Março, operação final que completa o processo de produção do espumante.

Sem fins lucrativos, a receita da venda deste espumante ‘Bairrada’ reverte na íntegra para uma instituição de solidariedade social, a anunciar em breve, tal como os pontos de venda e o PVP.

Para Pedro Soares, este “é um momento único para todas as gentes que vivem e fazem da Bairrada o que ela é hoje. Esta iniciativa é um marco para a nossa região e será algo de que nos poderemos orgulhar com toda a certeza por muito tempo”.

Goste / Partilhe este artigo: