Vai realizar-se no próximo dia 21 de abril mais um momento especial criado pelo Chef Renato Cunha no restaurante Ferrugem, tendo desta vez como convidado o Chef Arnaldo Azevedo e juntos irão apresentar os seus conceitos de criatividade, amizade e partilha através do papel social que a “mesa” tem… Apenas para 30 participantes

Em fevereiro de 2006 o Restaurante Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão, abriu as suas portas para uma escalada de sucessos e reconhecimentos, que fazem hoje da pequena localidade de Portela, um destino nacional e internacional para os prazeres da mesa.

Onze anos depois, Renato Cunha, Chef e proprietário, foge às datas redondas e assinala o aniversário com 11 jantares ao longo do ano, um em cada mês, exceto em agosto, mês em que o restaurante está parcialmente encerrado para férias. Serão convidados vários Chefs amigos de diferentes registos e gerações para cozinharem a quatro, trazendo ao Minho algumas das principais referências da cozinha nacional. Os jantares acontecerão a uma sexta-feira de cada mês, com hora marcada para as 20h30 e para um grupo restrito de 30 pessoas. O ambiente será informal mas de grande celebração gastronómica e o formato e o alinhamento completamente “às cegas”. A programação destes jantares terá uma lógica de work in progress, pelo que se espera múltiplos formatos, tendo apenas como fio-condutor a excelência e a sofisticação do sabor. 

Não é só mais um conceito de jantar a quatro mãos com Chef’s conhecidos, são momentos de efetiva cumplicidade, celebração, respeito, bom senso, simplicidade e profissionalismo.

Foram já realizados três destes momentos. O 1º foi com o Chef António Carvalho, do restaurante Brasão, em Felgueiras, num jantar onde alguns dos clássicos do Chef septuagenário foram revisitados pela equipa do Ferrugem, ao qual tive o enorme privilégio de ter sido convidado a participar. Em fevereiro subiu ao palco o Chef Rui Martins, atual vencedor do Chef Cozinheiro do Ano, Chef do restaurante RIB no Pestana Vintage Porto e Lisboa e do mais recente Pestana CR7, também em Lisboa. Em março foi a vez do Chef Luís Américo do restaurante do Porto Cantina 32 que enorme sucesso tem tido. Em abril será o Chef Arnaldo Azevedo do restaurante Palco do Hotel Teatro no Porto – um Chef criativo que tem feito um excelente trabalho de cozinha de autor, desenvolvido com base no conhecimento que tem da cozinha tradicional portuguesa.

Desde há uns anos que tenho tido o enorme prazer de conhecer qualquer uns destes magníficos Chef’s portugueses e sei que vale a pena não perder os próximos jantares, que continuam a prometer e ficarão seguramente para a história das iniciativas enogastronómicas em Portugal.

Contatos Ferrugem
www.ferrugem.pt
[email protected]
fb.com/ferrugem.restaurante
+351 252 911 700
Rua das Pedrinhas, 32
4770-379 Portela
VNF V. N. Famalicão, Portugal

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa