A Prowein volta a receber a promoção de vinhos portugueses, entre os dias 19 e 21 de Março, neste que é o maior evento no sector vitivinícola na Europa, realizado em Dulsseldorf

Nesta edição serão apresentadas os novos projetos de vinicultores nacionais e as tendências do vinho em Portugal, com a participação de mais de 350 produtores. Este ano o espaço da ViniPortugal conta com uma área destinada aos vinhos nacionais superior à de 2016, com 1011 m2, onde haverá uma zona de degustação de vinhos premiados e um programa com seminários de temas variados.

Portugal está posicionado entre os países vinícolas com importante interesse no cenário internacional e continua registrar um crescimento consistente no mercado alemão. As exportações de vinhos tranquilos aumentaram 9,7% mas por via da queda dos licorosos, em particular o Porto, as exportações de todos os tipos apenas aumentaram 1,7%. A Alemanha é atualmente o segundo mercado em termos de valor de importação, logo após os Estados Unidos

No stand da ViniPortugal na Prowein, a zona de degustação gratuita (Hall 10 / C02) oferece este ano aos visitantes mais de 80 vinhos selecionados, premiados em concursos e provas nacionais e internacionais. Os visitantes terão a oportunidade de falar e reunir-se com os produtores de vinhos nas inúmeras zonas de apresentação individuais.

A programação inclui ainda cerca de 20 seminários constituídos por temas variados dirigidos a diferentes públicos-alvo da gastronomia, comércio e imprensa. Os painéis contarão com palestrantes de renome internacional, como Caro Maurer MW ou Justin Leone, sommelier no restaurante Tantris. Destaque ainda para Christina Fischer e Patrick Jabs que abordarão a harmonização com vinhos portugueses, apresentando pratos que combinam com os vinhos Portugueses. Para quem busca novas tendências destaque para o seminário “Jovens Enólogos – Tradição Viva Através da Inovação”.

Entre os oradores nacionais ênfase para António Graça que abordará “Portugal Mundo da diferença” e para o seminário da “Wine and Moderation”, que abordará a questão do consumo do vinho e da responsabilidade Social.