Em Ervedosa do Douro, S. J. da Pesqueira, Douro, localiza-se este restaurante vínico único. Uma verdadeira catedral ao deus Baco, onde a cozinha tradicional e de conforto se conjuga harmoniosamente formando o verdadeiro conceito enogastronómico

Na região vínica que é património da humanidade e um dos melhores destinos vínicos do mundo, a Toca da Raposa leva a tradição à letra. Todos os pratos têm um fundamento, uma história, um conceito e um encanto especial. Tudo encaixa com a envolvência vínica da labuta duriense: desde o cheiro do mosto, das pipas e adegas, ou dos tratores pingando e aromatizando um ambiente único à sua passagem. Enfim, uma vivência que… Só vivida.

Maria da Graça, cozinheira e proprietária, adquiriu o espaço que começou por ser supermercado e culminou no que hoje é.

Este espaço acolhedor surge um pouco através do fruto da necessidade. Na época em que os seus filhos andavam a estudar e regressavam ao fim de semana, Maria achava que “vinham um pouco amarelos e precisavam de alguma substância, um tratamento especial, de cor”. Foi então às raízes da cozinha tradicional das famílias da região buscar todas as fontes que lhe permitissem cozinhar estes pratos, assim como dar o conforto e acolhimento de um carinho único e familiar de mãe, de saudade: “À segunda-feira já iam com melhor cara”.

Assim, temos hoje A Toca da Raposa, onde a Rosário, filha, faz um papel único. Com um charme natural, transforma-se numa verdadeira enciclopédia, circulando pela sala a receber os pedidos, transmitindo simpatia, e cumprimentando todos de uma forma afetiva. Com cada prato que traz, vem uma história, com o acompanhamento de um vinho aconselhado para cada prato. É de realçar esta eficácia em pessoa, o prazer bem servir, “transpirando” as raízes de uma mulher duriense, como a sua mãe.

Espargos campestes, sabores da terra (travessa de enchidos), milhos de bacalhau com filetes do mesmo, polvo na telha e arroz de salpicão, são alguns dos pratos principais de destaque. Para terminar, temos várias sobremesas: o bolo borrachão, tarte de amêndoa, pudim de vinho do Porto e gelado de azeite, são algumas das sugestões. De comer e chorar por mais, numa cozinha irrepreensivelmente limpa, onde tudo brilha.

O Douro merece e precisa de espaços assim. É um prazer encontrar esta alma Duriense, casa de produtores, enólogos, enófilos, gastrónomos e demais apreciadores da mesa e do que a vida tem de aliciante.

Toca da Raposa
Rua da Praça nº27 A
S. João da Pesqueira
Telf: +351 254 423 466
Email: [email protected]

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa
fotos alivetaste