No passado dia 25 de Março realizou-se no Hotel dos Templários, em Tomar, a Gala Vinhos do Tejo 2017, um evento de excelência organizado pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo em parceria com a CVR Tejo

Martta Reis Simões, enóloga do ano pela região do Tejo

O evento, que contou com o maior número de presenças desde sempre, premeia o trabalho dos enólogos, dos produtores e dos restaurantes de todo o país.

Durante a cerimónia foram divulgados e entregues os prémios do VIII Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo e do Tejo Gourmet 2016, bem como os prémios Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano e o Prémio Carreira, este último atribuído pela primeira vez.

O concurso Tejo Gourmet, que já vai na sua 7ª edição, desafia a restauração de todo o país a preparar as melhores receitas harmonizadas com Vinhos do Tejo, contou com 41 restaurantes de todo o país, desde o Porto até ao Algarve, tendo-se realizado de 5 a 27 de Novembro de 2016.

O júri do concurso atribuiu 14 medalhas de prata e 21 de ouro. Por sua vez, a VIII edição do Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo realizou-se nos dias 2 e 3 de Março, no Hotel dos Templários, em Tomar, e contou com 145 amostras em prova de 34 produtores, dos quais 18 foram contemplados com 47 vinhos premiados – 24 pratas e 23 ouros.

Na Gala Vinhos do Tejo foram também entregues os prémios Os Melhores do Tejo Gourmet. O prémio de O Melhor Restaurante foi para o Areias do Seixo (Torres Vedras), que também recebeu o prémio de Melhor Cozinha de Autor. Já o restaurante A Lúria (Tomar) foi distinguido com o prémio Melhor Tradicional, enquanto o Melhor Internacional foi atribuído ao restaurante À Terra (Olhão). Os restaurantes Pigalle (Santarém) e Cisco (Almeirim) foram reconhecidos com o prémio Revelação e o Taverna do 8 ó 80 (Nazaré) foi eleito como o restaurante com a Melhor Carta de Vinhos. A Melhor Entrada foi para o restaurante Calça Perra (Tomar), o Melhor Prato Principal para o Sala de Corte (Lisboa) e a Melhor Sobremesa para o Viva Lisboa (lisboa). Por último, o restaurante Naco na Pedra (Salir do Porto) foi reconhecido com o prémio de Melhor Promoção.

O Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo (CVET) atribui Medalha Excelência ao melhor branco e melhor tinto. Este ano esta condecoração foi merecida pelos vinhos Casal da Coelheira Branco 2016 e Bridão Private Colection Tinto 2015, dos produtores Casal da Coelheira e Adega do Cartaxo, respetivamente.

Neste concurso são ainda distinguidos os Melhores Brancos e Rosés da Colheita 2016. Quanto aos Brancos, o vinho que ficou em primeiro lugar foi o Casal da Coelheira Branco 2016, seguido pelo Lagoalva Sauvignon Blanc Branco 2016 e pelo Casal da Coelheira Reserva Branco 2016. Os melhores rosés, por sua vez, foram Conde Vimioso Colheita Seleccionada Rosé 2016, seguido pelo Quinta da Alorna Touriga Nacional Rosé 2016 e pelo Quinta do Casal Monteiro Rosé 2016.

Os Vinhos do Tejo entregaram ainda 4 prémios especiais. A Adega Cooperativa de Almeirim foi considerada a Empresa Dinamismo Vinhos do Tejo 2016, enquanto a Adega Cooperativa do Cartaxo foi distinguida como Empresa Excelência Vinhos do Tejo 2016. Martta Reis Simões foi eleita Enóloga do Ano Vinhos do Tejo 2016 e Osvaldo Amado e João Sardinha da Cruz receberam ambos o Prémio Carreira.

A realização dos concursos CVET e Tejo Gourmet, ambos uma parceria com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, confirmam o esforço e dedicação da CVR Tejo no sentido de incrementar a notoriedade dos Vinhos do Tejo e respetivos produtores no panorama do enogastronómico português.