Em fevereiro de 2006 o Restaurante Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão, abriu as suas portas para uma escalada de sucessos e reconhecimentos que fazem hoje da pequena localidade de Portela um destino para os prazeres da mesa

Onze anos depois, Renato Cunha, chefe e proprietário, foge às datas redondas e assinala o aniversário com 11 jantares ao longo do ano, um em cada mês, exceto em agosto, mês em que o restaurante está parcialmente encerrado para férias. Serão convidados vários chefes amigos de diferentes registos e gerações para cozinharem a quatros, seis, ou oito mãos, trazendo ao Minho algumas das principais referências da cozinha nacional. Os jantares acontecerão uma sexta-feira de cada mês, com hora marcada para as 20h30 e para um grupo restrito de 30 pessoas. O ambiente será informal mas de grande celebração gastronómica e o formato e o alinhamento completamente “às cegas”. A programação destes jantares terá uma lógica de work in progress, pelo que se espera múltiplos formatos, tendo apenas como fio-condutor a excelência e a sofisticação do sabor.

Para além dos protagonistas de cartaz, a equipa gozará de momentos únicos de aprendizagem ao contactar com outras referências e outros produtos fora do alinhamento habitual do restaurante. E como a celebração e elevação da gastronomia portuguesa não se faz só pelas mãos dos cozinheiros, Renato Cunha pretende envolver também todo o tipo de produtores nestas comemorações. A exemplo disso, no capítulo báquico desfilarão vinhos fora do mainstream, desde colheitas antigas, vinhos de produção biodinâmica e alguns vinhos inusitados.

Em janeiro, em jeito de homenagem, o primeiro protagonista foi o Chefe António Carvalho, do Restaurante Brasão, em Felgueiras, num jantar onde alguns dos clássicos do chefe septuagenário foram revisitados pela equipa do Ferrugem. Em fevereiro subiu ao palco o Chefe Rui Martins, atual vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano, chefe do Restaurante RIB no Pestana Vintage Porto e do mais recente Pestana CR7, em Lisboa.

Em março na última sexta do mês volta-se a realizar esta invulgar, única e irrepetível iniciativa com novo protagonista. Reserva obrigatória e com limitação de lugares.

Contatos Ferrugem
www.ferrugem.pt
[email protected]
fb.com/ferrugem.restaurante
+351 252 911 700
Rua das Pedrinhas, 32
4770-379 Portela
VNF V. N. Famalicão, Portugal