Numa estratégia de valorização do seu território e de afirmação da gastronomia e vinhos como produto estratégico, o Município de Esposende vai levar a efeito a 18.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, na qual participam 28 unidades de restauração do concelho, que apresentam sugestões de peixe e marisco para degustar ao longo de todo o mês

sabores do mar esposende

O evento “Março com Sabores do Mar” passa por afirmar a gastronomia e vinhos como produto estratégico, atrair gente a Esposende, pela valorização do território concelhio e por criar envolvimento com os agentes económicos locais, apostando também na formação.

Dos 28 restaurantes aderentes, 14 concorrem ao Concurso Gastronómico, procurando aliar a inovação à tradição, cujo júri será encabeçado pelo Enólogo José Silva integrando mais quatro elementos ligados à gastronomia e jornalismo gastronómico.

Como habitualmente, as pastelarias voltam a associar-se à iniciativa, sendo que este ano são oito, assim como as cinco quintas produtoras de vinhos do concelho, os Lacticínios das Marinhas e as unidades de alojamento.

Promovido pela Entidade Regional TPNP, o Fim-de-Semana Gastronómico de Esposende integra o cartaz do “Março com Sabores do Mar”, realizando-se de 3 a 5 de março. Os restaurantes aderentes convidam a saborear uma ementa saborosa e genuína, composta por Lampreia do Rio Cávado, vinhos verdes do concelho e Clarinhas de Fão. A par da gastronomia, é garantido um programa que tem o duplo objetivo de proporcionar animação e dar a conhecer alguns locais do concelho.

Para além do concurso direcionado para os restaurantes, realizar-se-á também o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, que vai já na nona edição, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende.

Já habitual, o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, já na 4.ª edição, tem como objetivo promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. A avaliação dos pratos a concurso visa estimular ao cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e a inovação.

A Escola Básica de Apúlia, em parceria com a Associação de Pais, vai realizar a 10.ª edição do Festival das Sopas e o “Concurso de Sopas do Mar”, no dia 17, às 19h30, uma iniciativa que, pelo terceiro ano consecutivo, irá premiar a melhor “Sopa do Mar”.

À semelhança de edições anteriores, a componente da formação volta a estar associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. Serão realizados workshops dedicados à confeção de peixes e mariscos, sob orientação de Chefes como Paula Peliteiro, José Alexandre, Pedro Araújo e Artur Gomes. Por fim, o Enófilo José Silva orientará um workshop cujo tema será os vinhos verdes, e Bárbara Cunha será responsável por uma outra sessão, mas de cozinha infantil.

Em colaboração com as escolas será promovida a 2.ª edição do concurso gastronómico “Fish Chef”, em que os chefes de cozinha serão as crianças e jovens das escolas do concelho.