Ciente da importância das tradições e de as manter vivas, o restaurante Vindouro apoia um dos entrudos mais tradicionais do nosso país, o Entrudo de Lazarim, que volta a sair às ruas entre 25 e 28 de fevereiro

Restaurante Vindouro

Os festivaleiros podem deliciar-se com o prato tradicional preparado pelo restaurante Vindouro: milhos em carne de vinha de alhos e grelos. O prato mencionado tem um custo de 27 euros para duas pessoas. Recomenda-se reserva através dos  números 961 422 784 ou 254 401 698.

Um dos entrudos mais genuínos e tradicionais do país volta a sair à rua de 25 a 28 de fevereiro na pequena vila de Lazarim, em Lamego. Conhecido pelos seus populares caretos, esculpidos em madeira de amieiro, o Entrudo de Lazarim é uma representação única de encenações antigas da cultura portuguesa. Mais uma vez, são esperados milhares de visitantes, para verem a desfilar as máscaras diabólicas e carrancudas, fruto de um trabalho muito minucioso e paciente de artesãos locais que lutam para preservar a memória histórica das suas gentes.

O ponto alto do Entrudo de Lazarim é, sem dúvida, a leitura dos testamentos da comadre e do compadre na terça-feira de Carnaval. Neste dia, tapam-se os ouvidos aos mais sensíveis, pois é o momento das verdades guardadas durante todo o ano se fazerem escutar, uma missão a cargo de dois jovens, vestidos de negro, que, desenrolando lengalengas, criticam os rapazes e as raparigas da terra. Mas, regra de ouro, só os solteiros podem criticar e ser alvo de chacota. Após os testamentos serem pronunciados, há espaço para a realização de um cortejo até ao local onde o casal, representado por bonecos, é queimado simbolicamente. No final, para encerrar as comemorações do Entrudo é oferecido caldo de farinha e a feijoada, ao som de uma intensa animação musical.

Recomenda-se reserva através dos 961 422 784 ou 254 401 698. O restaurante está situado na Rua Macário de Castro, em Lamego.