40 expositores de chocolate artesanal, 20 estabelecimentos com iguarias para provar, um Mestre Chocolateiro internacional e 10 Chefs portugueses dão sabor e cor à passagem dos visitantes ao longo dos três dias

Mercado do Chocolate 2016_4

No primeiro fim-de-semana de março, todos os caminhos vão dar a Cascais: está a chegar a 5ª edição do Mercado do Chocolate, que se realiza desde 2012 no Mercado da Vila. Haverá venda, degustação, workshops, demonstrações, espaço infantil e muito mais.

No espaço principal, que este ano chega aos 40 expositores, só entra chocolate artesanal e com, pelo menos, 70% de cacau. Uns mais doces, outros mais amargos, mas todos os produtos desta zona premium privilegiam a qualidade da matéria-prima e os benefícios do cacau.

É aqui que se vão perder os mais exigentes: há bombons, trufas, tabletes, brigadeiros, brownies, bolos, entre outras inovações. Se já está a sentir o ponteiro da balança a avançar, talvez seja importante referir que até chocolate sem açúcar – e com stevia – se pode encontrar.

Para os mais gulosos, o pecado vai andar pelos lados de estabelecimentos e street food, com o chocolate a ganhar formas mais irresistíveis como fondue, licor, chupas, bombocas, waffles, crepes.

A pensar nas pessoas que procuram experiências diferentes, o Mercado da Vila preparou uma programação como nunca antes se viu e com convidados especiais.

Sexta-feira, dia 3 de março, será Josep Maria Ribé a dar o pontapé de saída com uma demonstração de chocolate. O espanhol é o responsável da Academia de Chocolate Vic da marca Callebaut, em Barcelona, e foi considerado o melhor Jovem Mestre Pasteleiro de Espanha em 2004 e, no ano seguinte, o melhor Chocolatier.

Já no sábado, dia 4, o destaque vai para o momento «A Revolução do Chocolate» com o Chef Joe Best & Amigos, que vão preparar uma sobremesa de chocolate ao vivo para os visitantes. E quem são os amigos? Ann Kristin-Wenzel, Eduardo Santini, Luca Arguelles, Miguel Paulino, Francisco Siopa e Joaquim Sousa. Esta ação insere-se no Sunset Chocolate & Gin, que irá decorrer das 19 horas até à meia-noite.

Domingo é dia de demonstrações para os mais curiosos, que poderão aprender com vários Chefs no Espaço Bosch. Às 11 horas há um workshop infantil para os mais pequenos, com a Chef Ann Kristin-Wenzel e Salomé Inácio. O dia só termina pelas 20 horas.

Este é o primeiro de seis mercados temáticos que vão decorrer em 2017 no Mercado da Vila, organizados pela DNA Cascais Comércio em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Entrada gratuita
Horários: Sexta-feira das 17h às 22h; sábado das 10h às 24h; e domingo das 10h às 20h.
A CP associa-se ao Mercado da Vila durante este fim-de-semana e será possível os visitantes fazerem a viagem de ida e volta ao Mercado do Chocolate de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de 2€.
Estacionamento: O Mercado da Vila tem parque de estacionamento.