Henrique Sá Pessoa é “Chefe de Cozinha do Ano”, Herdade do Portocarro é “Produtor do Ano”, Duarte Calvão é “Personalidade na Gastronomia” e Dona Maria Grande Reserva 2011 é “Vinho do Ano”

os-melhores-do-ano

Já são conhecidos os vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2016” pela revista WINE – A Essência do Vinho. A divulgação aconteceu sexta-feira durante o jantar realizado no hotel Crowne Plaza Porto. O vinho Dona Maria Grande Reserva 2011, produzido por Júlio Bastos em Estremoz, Alentejo, foi um dos grandes vencedores, ao conquistar o galardão de “Vinho do Ano 2016”. “Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional Petit Verdot e Syrah, de parcelas de vinhas velhas, foi fermentado em lagar e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante um ano. É um grande vinho de um senhor produtor”, considera a publicação.

Ainda na área do vinho, os sorrisos mais rasgados da noite foram para Vasco d’Avillez (atual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, ex-presidente da ViniPortugal e futuro… diácono), eleito “Personalidade do Ano 2016 no Vinho”. A Herdade do Portocarro, da Península de Setúbal, liderada por José Mota Capitão, foi considerada “Produtor do Ano 2016” e a Azores Wine Company, projeto de António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado, distinguida “Produtor Revelação do Ano”.

Jorge Moreira, que recentemente celebrou 20 anos de enologia no Douro, a trabalhar no projeto pessoal Poeira e ainda na Real Companhia Velha e Quinta de la Rosa, venceu o prémio “Enólogo do Ano”. António Coelho, sommelier e maître do restaurante espanhol Lasarte, três estrelas Michelin de Barcelona, do conceituado chefe de cozinha Martín Berasategui, foi eleito “Sommelier do Ano 2016”. Já João Rodrigues, do algarvio Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro, é “Mixologista do Ano 2016”.

Na esfera da gastronomia, Henrique Sá Pessoa, que recentemente conquistou uma estrela Michelin para o restaurante Alma, em Lisboa, é “Chefe de Cozinha do Ano 2016” pela revista WINE – A Essência do Vinho. O restaurante “Loco”, também com estrela Michelin, do chefe Alexandre Silva, foi eleito “Restaurante Gastronómico do Ano 2016”.

A “Personalidade do Ano 2016 na Gastronomia” é Duarte Calvão, gastrónomo e diretor do evento Peixe em Lisboa, que se prepara para assinalar a 10ª edição. Bem mais carnívora, a Mealhada, famosa pelo leitão assado em forno de lenha, obteve dois prémios: “Destino Gastronómico do Ano 2016”, sendo o restaurante “Rei dos Leitões” considerado “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”.

A flor de sal Salmarim, de Castro Marim, Algarve, conquistou o prémio “Produto Artesanal do Ano”, e o Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, venceu o título de “Enoturismo do Ano 2016”. Por fim, Jaime José de Barcelos, proprietário do restaurante Ostradamus, em Florianópolis, sul do Brasil, ganhou a distinção de “Personalidade do Ano no Brasil”.

O jantar de anúncio e entrega de prémios teve a presença de duas centenas de convidados. Os vencedores resultaram de uma pré-seleção de 60 nomeados, da responsabilidade da redação da revista WINE – A Essência do Vinho.

Detida pela Essência do Vinho, a revista WINE é uma publicação especializada em vinho e gastronomia, lançada em maio de 2006 e que já ultrapassou as 100 edições, estando atualmente a culminar as celebrações dos 10 anos de existência. Com periodicidade bimestral, está disponível nas bancas, em Portugal e no Brasil, e também através de versão digital, para tablets e smartphones.