A colheita de 2011 revelou ser de carácter excepcional e merecedor do rótulo Torre, o vinho topo de gama da Herdade do Esporão

torre-2011

Este tinto alentejano é produzido apenas em anos de qualidade ímpar e quando a conjugação de imensuráveis detalhes permite a máxima expressão do seu terroir. Esta é a terceira colheita do Torre do Esporão e sucede às de 2004 e 2007, cada uma delas com perfis distintos e únicos. Produzido em pequenas quantidades, chegam agora ao mercado as 4 033 garrafas numeradas.

O Torre do Esporão 2011 nasce em ano de intempéries, de baixa produção, mas de uma colheita qualitativa das melhores da década. As uvas, provenientes de vinhas com 25 anos, foram vindimadas à mão para pequenas caixas e o processo de vinificação foi conduzido de forma a preservar as suas ímpares qualidades. Depois de um estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, na sua maioria novas, e de 3 anos em garrafa, eis que chega este vinho único.

Disponível em garrafas de 750ml e 1,5L, o Torre do Esporão 2011 apresenta uma cor densa, quase opaca, um aroma complexo e concentrado com notas de fruta de bagas pretas combinadas com apontamentos de licor de chocolate amargo e alguma menta fresca. Notas de especiarias e barrica bem integradas. O palato é profundo, compacto, cremoso e estruturado, resultando numa textura acetinada e com final longo e cheio de carácter.

Torre, Tinto 2011 de 0,75 tem o P.V.P. Recomendado com IVA de 150€ e a de 1,5 L de 300€.