Produzido pela Quinta de Soalheiro, o Soalheiro Primeiras Vinhas 2015 foi galardoado com cinco estrelas, na categoria ‘Castas Autóctones 2016’ da Wine Tasting Competition organizada pela revista Alemã “Selection das Genussmagazin”

soalheiro-primeiras-vinhas-2015

Trata-se de um importante prémio que valoriza o Terroir de Monção e Melgaço, onde está inserido, e o Alvarinho, a casta autóctone da essência do Soalheiro.  Os vinhos Soalheiro são produzidos no ponto mais a Norte de Portugal, Melgaço, e continuam a sua caminhada internacional com mais este reconhecimento. A distinção do Soalheiro Primeiras Vinhas, uma das dimensões dos vinhos Soalheiro, reforça um ícone incontornável e exclusivo da casta Alvarinho pelo seu aroma persistente e sabor elegante, fresco e complexo que vincam a sua grande vocação gastronómica.

O Primeiras Vinhas 2015 beneficiou de uma colheita perfeita e consistente. Os meses de verão e especificamente agosto tiveram temperaturas moderadas durante o dia e noites frias que favoreceram uma maturação lenta e a concentração dos aromas nas uvas. O início de setembro seco contribuiu para um equilíbrio perfeito no Alvarinho. Em 2015, a floração ocorreu duas semanas mais tarde do que a última colheita devido à pouca precipitação no inverno. De cor amarela citrina, aroma elegante e cheiro que cresce no copo, tornando-se cada vez mais persistente. O sabor é encorpado, fresco e com grande complexidade gustativa. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves.