Um dos produtores portugueses de vinhos de referência, com 29 talhões de vinha, adega, enoturismo, restaurante, 12 quartos, museu de arreios e atrelagens, espaço de eventos além de atividades ligadas à floresta (cortiça), à criação e comercialização de gado bovino e engorda de porco preto alentejano, assim como a produção e comercialização de mel e azeite compõem este magnífico monte alentejano

No Monte da Ravasqueira, no concelho de Arraiolos, são produzidos alguns dos melhores vinhos alentejanos e portugueses. A vinha está organizada em 29 talhões que se dispõem ao longo de 45 hectares, sendo diretor de enologia Pedro Pereira Gonçalves.

Pequena barragens e reservas de água servem para a rega e integram uma zona florestal de enorme biodiversidade.

Uma vasta atividade enoturística que engloba a adega e uma série de programas previamente estabelecidos, que podem passar por workshops, atividades outdoor ou visitas a um dos melhores museus europeus particular de arreios e atrelagens que integram o monte, sendo fruto de uma paixão da família José de Mello.

Numa dos belos edifícios bem alentejanos no centro do monte, localizam-se 12 magníficos quartos bem equipados e confortáveis inseridos no espírito rural para quem pretenda fugir ao bulício urbano. Esta vertente hoteleira é destinado a pequenos grupos e apenas por reserva.

Também por reserva e para pequenos grupos existe um restaurante, onde nos primórdios do monte se dava de comer a quem ali passava. Hoje uma verdadeira “catedral” de cozinha tradicional e regional, composta por senhoras da região que cozinham magistralmente, simples e saborosos pratos que fazer parte do nosso imaginário.

Um poderoso projeto vínico, enogastronómico e cultural que demonstra as enormes potencialidades e sinergias deste setor e a sua abrangência. Aqui, os desafios, a paixão e a visão complementam-se e fundem-se dando origem ao Monte da Ravasqueira.

Mais informação em www.ravasqueira.com/Default.as

por Mário Rodrigues em novembro de 2016
fotos de Pedro do Canto Brum