O espumante português Cartuxa Bruto Reserva 2010, produzido pela Adega Cartuxa, Fundação Eugénio de Almeida, foi distinguido com uma medalha de ouro no país do champagne

espumante-cartuxa

O concurso Internacional de vinhos espumantes “Effervescents du Monde 2016”, decorreu em Dijon, França. O Espumante Cartuxa Bruto Reserva 2010 competiu com mais de 600 vinhos de 28 países.

Na constante procura de produtos de alta qualidade foi produzido na Adega Cartuxa na vindima de 2008, o primeiro espumante Reserva Bruto DOC Alentejo – Évora. Este vinho foi obtido pelo método clássico resultando num vinho fresco e elegante que vem reforçar a marca Cartuxa.

Vinho base produzido a partir de uvas selecionadas e colhidas no estado de maturação ideal para produção de um vinho base espumante. Fermentação a temperatura controlada, efetuada em barricas de carvalho francês. Estágio sobre borra fina durante  6 meses com batônnage periódica. Segunda fermentação em garrafa pelo método clássico, seguida de estágio sobre borra e batônnages intercalares durante 4 anos, nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Degorgement em Novembro de 2015. Deve ser servido a uma temperatura de 10ºC.

Produtor: Fundação Eugénio de Almeida
Enólogo: Pedro Baptista
www.cartuxa.pt