Vai ser realizado na Guiné Bissau a primeira harmonização e degustação de vinhos portugueses  a realizar no hotel Império, organizado pela Embaixada de Portugal na Guiné Bissau, com o apoio da AICEP

imagem-hotel

Hoje dia 13 de dezembro vai realizar-se, com início às 19h30, um jantar organizado pela Embaixada de Portugal na Guiné Bissau com o apoio da AICEP, que tem como principais argumentos os vinhos portugueses em harmonização com a cozinha do chef Fernando Sousa, que trouxe para esta cidade alguns sabores da cozinha tradicional portuguesa.

Começa com uma entrada de camarão ao alho com maçã que terá dois vinhos a acompanhar, o EA branco e o Chaminé das Cortes de Cima.  Nos peixes um barbo grelhado com um branco reserva do Esporão e um Pera Manca da Herdade da Cartuxa a acompanhar o bacalhau no forno.

Passa-se a um presunto laminado com Borba DOC tinto, seguido de umas coxinhas de frango grelhadas com Defesa tinto do Esporão e a finalizar um bife pimenta com um tinto Cartuxa.

Nas sobremesas, o queijo brebis com Borba reserva fecha esta invulgar e única apresentação e degustação/harmonização de vinhos portugueses num país desta região de áfrica.

A apresentação da harmonização cabe ao crítico enogastronómico Mário Rodrigues do Alivetaste, convidado pelo AICEP a integrar esta 1ª iniciativa, que se prevê possa vir a ter impacto na penetração dos vinhos portugueses neste região da áfrica ocidental.

Esta ação está a causar grande expetativa quer do mercado de Bissau  quer da sub-região, dado tratar-se da primeira iniciativa do género, onde são esperados 80 convidados do corpo diplomático, agentes económicos e organizações internacionais.

Este evento tem o apoio da empresa distribuidora HF e do hotel Império.