Um espaço único luso-moçambicano onde é possível apreciar gastronomia tradicional destes dois mundos com alguma criatividade dos respetivos chefs e uma paisagem impressionante sobre a baixa de Lisboa

Na sala, duas pessoas fazem o ambiente moçambicano que nos faz sentir nesse país do sul da África – o Lourenço Salvador, que é de Mabunda, e o Henrique, de Vilanculos. Com a sua maneira muito peculiar e cativante de diálogo e riso, transmitem bem-estar e uma hospitalidade caraterística deste povo. Conhecem o que se faz na cozinha e acompanham o cliente de forma a que este se sinta em casa.

Passamos à cozinha, onde dois chefs, um português – João Paulo Varela – e um moçambicano – Alexandre Gulaze – tratam respetivamente da confeção dos pratos de cada um dos países, de forma muito bem concebida. Com a introdução de alguns pormenores de criatividade, somos servidos de cozinha tradicional luso-moçambicana agradando a quem queira deliciar-se e/ou relembrar sabores já conhecidos de muitos.

Camarões à Laurentina; magret de pato com risotto de citrinos; plumas de porco preto com risotto de cebolas; risotto de caranguejo e camarão em caril; e cabritinho da Serra na grelha são algumas das opções disponíveis.

Na carta de vinhos e lista de vinho a copo, destacam-se dois magníficos vinhos que já conheço há algum tempo: um branco e um tinto da Casa de Ínsua – Unidade hoteleira de grande charme, que se localiza na região de Viseu e onde se produzem vinhos e queijos de referência.

De destacar que o restaurante Zambeze – nome de um importante rio que atravessa Moçambique – e a Casa da Ìnsua, pertencem ao grupo Visabeira que além destes investimentos já tem também alguns na área do turismo naquele país.

Calçada Marquês de Tancos
Edifício Emel
Mercado Chão do Loureiro
São Cristóvão
1100-340 Lisboa
Telefone: 21 887 7056

por Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa