Da já famosa casa em Nelas com mais de 18 anos, para a versão alfacinha com dois anos de abertura, uma aposta da Ana Isabel Raposo levando a cozinha tradicional da região para a cidade de Lisboa

Reproduzindo em parte a saborosa cozinha tradicional beirã praticada no Bem-Haja de Nelas, surgiu a versão alfacinha desta famosa casa, desta vez não incluindo a caça, e com a introdução de um ou outro prato que sai fora da tradicional.

Começamos com os petiscos como pataniscas, peixinhos da horta, ovos verdes e enchidos da beira. Já no peixe, temos o bacalhau gratinado com queijo da serra, filetes de polvo com migas de broa e robalo com molho de touriga nacional.

Passando agora para a carne é de salientar o entrecosto com arroz de carqueja; a posta na telha com arroz de cogumelos; a costeleta de vitela com açorda de farinheira; o cabrito assado com batatinha; o arroz de miúdos e esparregado – só ao sábado; as costeletas de borrego; os folhados de queijo e mel; e por fim, o naco em fusão de dois queijos.

Os almoços são compostos por menus especiais com base na mesma cozinha, permitindo uma refeição mais rápida e mais económica.

Ana Isabel tem posto em prática alguns interessantes projetos no decorrer das refeições – ao jantar – como os fictícios empregados de mesa que na verdade são cantores de ópera atuando inesperadamente.

Quanto aos vinhos, o Dão está naturalmente em grande destaque com respetivas opções de vinho a copo.

“Bem-Haja” ter trazido este conceito para Lisboa, mantendo a “velha casa” em Nelas. Um espaço a considerar seriamente pois motivos não faltam. Merece um especial carinho por todo o trabalho que Ana Isabel Raposo tem feito ao longo dos últimos quase 20 anos, na promoção da excelente cozinha tradicional e regional portuguesa.

Bem-Haja Lisboa
Rua de Campolide 165
1070-029 Lisboa
Telef: 213870039
[email protected]
www.facebook.com/RestauranteBem.Haja.LX/?fref=ts

por Mário Rodrigues