Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

publicado em: Notícias | 0

A Aguardente DOC Lourinhã é a única aguardente do País produzida em Região Demarcada, a qual só encontra paralelo a nível europeu nas aguardentes francesas das regiões do “Cognac” e do “Armagnac”

vice-presidente-da-camara-fernando-oliveira-e-enologo-miguel-moteo

Com o objetivo de promover e valorizar este produto de excelência, a Câmara Municipal da Lourinhã organiza anualmente a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que inclui um conjunto de iniciativas que convidam os palatos mais requintados a descobrir a Aguardente associada à gastronomia.

A 5ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã irá realizar-se de 10 a 20 de novembro e conta com a participação de 14 estabelecimentos que irão apresentar pratos inovadores como Bife de Crocodilo com redução de Aguardente DOC Lourinhã, Acompanhado de Arroz de Manjericão e Legumes Braseados em Anis; Bife da Vazia com Molho de Pimenta e Aguardente DOC Lourinhã; Caldeirada Regada com Aguardente DOC Lourinhã; Crepe de Aguardente DOC Lourinhã guarnecido com Frango Indonesiano aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã; Pizza de Gambas Flambeadas com Aguardente DOC Lourinhã, entre muitos outros.

No âmbito da iniciativa, irá realizar-se, no dia 12 de novembro, a Visita Guiada “Experiências Vinícolas, as tradições das vinhas e lagares”, que inclui, pela manhã, a visita às vinhas e lagares antigos e à Adega A. J. Vinhos. À tarde irá realizar-se o Dia Aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã, com visita às instalações, prova comentada e sorteio de prémios. A participação nestas atividades é gratuita, mediante inscrição (limite máximo de 80 pessoas). Inscrições até dia 10 de novembro, através de formulário eletrónico disponível em www.cm-lourinha.pt ou pelos telefones 261410127 / 261 422 107 e correio eletrónico adega.lourinha@iol.pt | , turismo@cm-lourinha.pt.

No dia 19 de novembro, irá decorrer o Live Cooking “Sabores do Oeste com Aguardente DOC Lourinhã” no Mercado Municipal da Praia da Areia Branca, das 10H00 às 12H00, no qual o Chef Ricardo Ferreira estará a confecionar uma ementa com produtos locais e a Aguardente DOC Lourinhã.

Este evento, que se realiza na área geográfica da Região Demarcada, é organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, a junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros e os estabelecimentos de restauração.

O evento fará ainda parte do programa de atividades do Dia Europeu do Enoturismo, numa iniciativa coordenada em Portugal pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Restaurantes que participam na Quinzena Gastronómica: Areal Beach Bar, Barracão do Petisco, Castelo, Chico Neto, Chocolataria Callin, Dom Lourenço, Jardim Cervejaria, Noiva do Mar, O Pão Saloio, Os Severianos, Pizzaria da Praia, Paraíso da Foz, Pizza & Companhia e Restaurante Residencial Braga.

Goste / Partilhe este artigo: