Espumantes de Alvarinho, gastronomia regional, provas comentadas, música e chefes António Alexandre, Vitor Matos e Rui Ribeiro

festa-do-espumante-melgaco

Este fim de semana, e pelo segundo ano consecutivo, Melgaço propõe uma nova razão para celebrar: a Festa do espumante. Cerca de duas dezenas de espumantes da casta Alvarinho, gastronomia regional e um programa seguramente irresistível. O cartaz do evento, que decorrerá no Largo Hermenegildo Solheiro, no centro do Município, inclui ainda restaurantes, produtos regionais, provas comentadas, provas sensoriais, sessões de cozinha ao vivo e música.

Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encostas da Cabana, Memória a S. Marcos, Quinta de Alderiz, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras da Aldeia e Terras de Real formam a lista de 13 produtores presentes nesta 2ª edição. À larga maioria de espumantes elaborados a partir da casta rainha da região, o Alvarinho, juntam-se algumas versões rosé.

Para harmonizar, uma montra diversificada de produtos, entre os quais fumeiro, queijos e doçaria. A gastronomia regional é assegurado pelos produtores Aromas e Caprichos, Delícias do Planalto, Fumeiro Tradicional de Castro Laboreiro, Mel do Zé/Turma das Abelhas/Mel Urze Casa da Assureira, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga. Em permanência, dois restaurantes – “O Brandeiro” e “Paris” – confecionam especialidades como rojões de porco bísaro, iscas de fígado de cebolada e espetada de cachena.

O programa da Festa do espumante de Melgaço inclui ainda sessões de cozinha ao vivo, onde reconhecidos chefes de cozinha reinterpretam receitas com produtos típicos da região. A primeira apresentação do evento cabe a António Alexandre (Lisbon Marriott Hotel) e realiza-se sábado, dia 26, às 15h30. No domingo, dia 27, realizam-se duas sessões, com Vitor Matos (Antiqvvm, Porto), às 15h30, sob o tema “O espumante de Melgaço na minha cozinha”; e Rui Ribeiro (EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior), às 16h30, sob o tema “Lampreia do Rio Minho”.

As especificidades dos espumantes da sub-região de Monção e Melgaço serão exploradas em duas provas comentadas, sexta-feira e sábado, conduzidas pelo sommelier Manuel Moreira, colaborador da revista Wine – A Essência do Vinho. No sábado realiza-se ainda uma prova sensorial que irá harmonizar mel e queijo de cabra.

Festa do espumante de Melgaço  decorre dia 25 de novembro, das 18h às 2h, dia 26 de novembro, das 12h às 2h, e dia 27 de novembro, das 12h às 18h. A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas tem um custo de 2,50€. Uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho. Informações adicionais em www.festadoespumante.com