Pós-graduação inovadora da Escola Superior de Biotecnologia tem como objetivo potenciar a diferenciação da área, antecipando novas tendências com formação única a nível nacional

 

????????????????????????????????????

 

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto lança, no início de 2017, uma nova oferta formativa: a pós-graduação em Nutrição e Ciência Alimentar para o setor da restauração. O curso, único a nível nacional, surge num momento em que o setor da restauração em Portugal enfrenta uma reestruturação, nomeadamente ao nível do grau de sofisticação exigido nesta área. Atenta a esta realidade, a ESB aposta, assim, na criação de uma pós-graduação que irá formar uma nova geração de profissionais – chefes de cozinha, gerentes, empresários, consultores, fornecedores – ajudando-os a sustentar o seu crescimento, a saber responder às tendências atuais e, mais importante, a serem capazes de antecipar novas tendências.

Além da aposta numa verdadeira diferenciação e elevação de qualidade para a restauração, o curso centra-se na nutrição e na ciência alimentar, incluindo aspetos relacionados com a análise das matérias-primas – em termos da sua natureza e origens – e, ainda, na história e geografia da alimentação. A pós-graduação oferece, igualmente, um programa de formação e educação que visa dotar os alunos de conhecimentos e capacidades em áreas críticas para a competitividade de restaurantes num ambiente económico tão exigente como o atual. É importante referir, ainda, que o programa da formação explora os conceitos da cozinha molecular e da engenharia alimentar.

Os formandos terão a oportunidade de aprender elementos-chave da ciência alimentar, adaptadas aos procedimentos e práticas encontrados na conservação, confeção, preparação e apresentação de pratos e refeições. Terão, igualmente, a oportunidade de desenvolver capacidades para desenhar e apresentar novos conceitos e uma maior oferta na restauração, conseguindo responder aos constantes desafios da ciência alimentar. O curso dirige-se a profissionais do setor da restauração, particularmente a candidatos com formação superior, preferencialmente na área das Ciências ou da Engenharia (Ciências de Nutrição, Dietética, Engenharia Alimentar) ou outros com interesse neste ramo de atividade.

Maria da Conceição Hogg, Elisabete Pinto, Tim Hogg e Daniel Azevedo são apenas alguns dos profissionais que integram o corpo docente, sendo que a formação contará, ainda, com a colaboração de especialistas de empresas e instituições ligadas ao setor alimentar e da restauração. As candidaturas podem ser realizadas entre 1 e 30 de novembro em www.candidaturas.porto.ucp.pt/pt/PG-nutricao-setor-restauracao