Três novas referências elevam a dez os espumantes Baga@Bairrada

publicado em: Uncategorized | 0

‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’, ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’ e ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco 2012’: são três as novas referências a integrar o cluster Baga@Bairrada, projeto que nasceu de um desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aos produtores da região em 2013

messiasbagabairradablancnoirsgrandereservabrutobranco2012_foto

Publicamente apresentada e com cinco referências na génese, formalizava-se em Julho de 2015 a existência de uma nova categoria de espumantes, tentada a fazer concorrência aos franceses Champagne, aos espanhóis Cava e aos italianos Prosecco. Fizeram parte do arranque deste cluster cinco produtores e cinco espumantes, aos quais se juntaram mais dois no final do ano passado. Mais recentemente, durante o ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2016’, foram apresentadas três novas referências. Já no mercado, elevam a dez os espumantes com o selo Baga@Bairrada.

O ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’ é o primeiro espumante Baga@Bairrada rosé e, como o nome não deixa mentir, surge pelas mãos das Aliança Vinhos de Portugal (Caves Aliança), uma das empresas pioneiras deste projeto. Com uma cor salmão, caracteriza-se por ser frutado – sobressaindo os aromas a amora e morango –, ter uma acidez equilibrada e um volume de boca que o trona envolvente e persistente. A sua leveza e frescura transportam-no para ser bebido em momentos de convívio, como é exemplo a Baga@Bairrada Party, mas também para a mesa, como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe, marisco e pastas.

Com origem na Quinta da Mata Fidalga, propriedade dos donos do restaurante Nova Casa dos Leitões, em Anadia, o ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’ apresenta um aspeto límpido, uma cor plúmbea muito pálida e um cordão de espuma abundante e persistente. O aroma é fino e intenso, com notas de frutos vermelhos e negros do bosque, e maçã ácida, complexado por nuances de panificação. Na boca, é seco, fresco e longo, possuindo uma agradável mousse e uma discreta adstringência final.

Produzido pelas Caves Messias e da colheita de 2012, o ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco’ é um espumante de cor pálida acobreada, com uma abundante bolha fina e cordão de espuma disperso. O nariz é intenso, lembrando frutos secos e pétalas de rosa no mesmo estado. Na boca revela uma mousse suave e cremosa, com apontamentos de frutos vermelhos e acidez final revigorante.

Goste / Partilhe este artigo: