Um mestre da cozinha nipónica com profundo conhecimento da gastronomia  e cultura da terra do sol nascente, que a cada momento de degustação nos acrescenta mais sobre esta milenar civilização

À frente dos destinos da cozinha do Silk Club o chef Rui Sales faz um trabalho consistente, muito profissional, recebe com grande simplicidade e muita objetividade, mostrando claramente o knowhow que tem desta exótica e profunda cozinha.

Os momentos que ele tem tido a amabilidade de partilhar comigo, em degustações muito especiais que se prolongam noite dentro e se transformam em verdadeiras aulas de conhecimento, servem simultaneamente para ir apresentando as novas criações das cartas e evolução da sua cozinha.

Uma cozinha que utiliza a trufa, a raiz de lótus, trabalha as maturações do peixe, respeita a sazonalidade dos produtos e em que “tudo faz sentido desde que seja muito trabalhado”.

Desta vez tivemos entre várias sugestões o uramaki Hideki – por oposição ao tradicional Hosomaki, o Uramaki é enrolado com o arroz por fora, sendo Hideki um dos nomes japoneses mais familiares, ‘Hideki’ significa excelência, oportunidade, prazer e brilho – salmão, abacate, pepino e maionese KP com ervas.

Outras iguarias como Mimaso Tartao de Atum – um magnífico e indescritível tártaro de atum,  kuchi giosas ou kasoi vieiras, sendo todos os pratos aqui apresentados em fotografia. O acompanhamento foi um saké – uma bebida destilada de arroz japonês.

Uma cozinha que nos enriquece o intelecto, o paladar e a alma nas mãos de um talentoso chef.

por Mário Rodrigues