O Concurso, que já tinha estendido esta iniciativa ao Festival IndieLisboa em Abril, associa-se agora ao Festival Doclisboa, 14.º Festival Internacional de Cinema, que acontece de 20 a 30 de Outubro na Culturgest, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna

vivalisboa_2

O Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico apresenta, durante a cerimónia de Abertura do Festival, dois dos restaurantes premiados do Concurso na edição de 2015. Estes irão dar-se a conhecer ao público presente, com algumas das suas iguarias.

Assim, no dia 20 de Outubro, quinta-feira, na Culturgest, os restaurantes Fumeiro de Santa Catarina e Viva Lisboa darão a provar algumas das suas especialidades aos convidados, imprensa e público, na Abertura de um dos mais importantes Festivais de Cinema da Capital.

O restaurante Fumeiro de Santa Catarina, que, tal como o nome indica, se situa na antiga freguesia de Santa Catarina, baseia a sua cozinha na técnica e inspiração que remonta à tradição Ibérica da feitura de fumados. Uma carta que mistura o tradicional com o contemporâneo, apostando em muitos produtos tipicamente portugueses, aos quais se dá um toque inovador. Um espaço pequeno e acolhedor, que dará a conhecer no próximo dia 20, algumas das suas iguarias ao público presente.

O segundo restaurante que marcará presença será o Viva Lisboa, pertencente ao Neya Lisboa Hotel. Uma cozinha portuguesa de Autor que aposta na vanguarda, na investigação e na criatividade. O processo de criação deste espaço, parte da reinterpretação da gastronomia portuguesa, conjugada com técnicas contemporâneas, influências multiculturais e uma criteriosa seleção de ingredientes de qualidade. Os produtos frescos, de época e, preferencialmente, de origem nacional, são fundamentais na concepção dos menus.

A CVR – Vinhos de Lisboa, Parceira do Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico, estará também presente nesta Sessão de Abertura, dando a provar ao público alguns dos seus melhores vinhos.

O Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, é um Projecto estratégico para a restauração da cidade, que todos os anos premeia os melhores restaurantes da capital, motivando-os para a sua requalificação permanente. Com estas acções, o Concurso pretende dar a conhecer ao grande público alguns dos melhores restaurantes da capital, que após várias visitas de avaliação de jurados foram premiados com 1, 2 e 3 Garfos.

Saiba mais em:

– https://www.facebook.com/lisboaaprova/
– http://www.doclisboa.org/2016/.pt/
– https://www.facebook.com/fumeirosantacatarina/
– http://www.vivalisboa.pt/
– http://www.vinhosdelisboa.com/