O Esporão promove, desde 26 a 30 de Outubro, o Festival Gastronómico Monte Velho, sendo a quarta edição em que o clássico alentejano garantiu o seu lugar à mesa, dentro e fora de Portugal, alargando o roteiro gastronómico a Espanha, Bulgária e Brasil

monte-velho-2

Para acompanhar os menus de pratos típicos portugueses é oferecida meia garrafa de vinho Monte Velho por pessoa.

O Esporão lançou o Festival Gastronómico Monte Velho em 2013 como forma de celebrar a gastronomia portuguesa e a sua íntima ligação ao icónico vinho alentejano. Em 2016 são cerca de uma centena os restaurantes aderentes, na sua maioria em Portugal, a propor as harmonizações e a confirmarem o carácter gastronómico e a versatilidade do Monte Velho. A lista de restaurantes aderentes, assim como os menus propostos, está disponível na página oficial do festival em www.festivalmontevelho.pt.

A associação da marca ao Alentejo está intimamente ligada à sua génese. Criados com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, os vinhos Monte Velho procuraram, desde sempre, chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Seguindo a tradição alentejana, a sua diversidade de castas e técnicas de vinificação, estes vinhos pretendem revelar o carácter típico da região onde nasce: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica.

Os rótulos das colheitas 2015, cujo design foi inspirado nos padrões das tradicionais Mantas de Reguengos de Monsaraz, vêm reforçar esta celebração da cultura alentejana, destacando esta arte centenária, parte constituinte da identidade cultural da região.

Saiba mais sobre a História do Monte Velho, por João Roquette: www.esporao.com/pt-pt/magazine/monte-velho/historia-monte-velho-por-joao-roquette.html/