“Concurso Nacional das Abóboras” e “Concurso Nacional de Doce com Abóboras” em destaque na edição deste ano, na Semana Gastronómica desde 22 a 30 de outubro

mascote_fest_abobora

O concelho da Lourinhã irá homenagear um dos seus principais produtos locais com a realização do Festival da Abóbora, que irá decorrer de 28 a 30 de outubro, no Pavilhão Multiusos da Atalaia. Exposições, workshops, mostras e concursos gastronómicos, farão parte deste evento que já vai na terceira edição e que tem atraído não só a população local como visitantes de todo o País.  A iniciativa, organizada pela União de Freguesias Lourinhã e Atalaia, tem como objetivo divulgar e distinguir a abóbora, que tem vindo a potenciar a economia local ao longo dos últimos anos.

No âmbito deste evento, decorre também a Semana Gastronómica da Abóbora, de 22 a 30 de outubro, com a participação dos restaurantes locais que irão preparar diversas receitas que terão a abóbora como ingrediente principal. Abóbora recheada com vitela, salteado de bacalhau com abóbora, lombinhos de porco ibérico com arroz de abóbora e crepes de doce de abóbora com amêndoa são algumas das iguarias a degustar nos restaurantes da Lourinhã.

Este ano, destacam-se a realização de dois concursos nacionais: “Concurso Nacional das Abóboras” e o “Concurso Nacional de Doces de Abóbora”, que visam premiar as maiores e mais criativas abóboras e as melhores receitas feitas à base deste fruto.

O evento tem início marcado para as 10h00 do dia 28, sexta-feira, com a abertura das exposições para os alunos das escolas da freguesia. A cerimónia oficial de abertura realiza-se neste dia às 18h00 com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vicente Medeiros. Irá decorrer ainda o Concurso de Doçaria com a entrega dos prémios, no mesmo dia.

Até ao momento, 11 dos restaurantes do concelho juntaram-se ao evento e aceitaram o desafio de dar destaque à abóbora nos seus menus e, através de um vasto cardápio, apresentar a versatilidade deste fruto, que é uma tradição incontornável da cozinha portuguesa.

Para mais informações consulte: festivaldaabobora.pt