O alimento que está diariamente presente nas mesas portuguesas tem a 16 de outubro a sua celebração, Dia Mundial do Pão, tendo esta data sido instituída no ano 2000, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para destacar a importância deste cereal que nos acompanha de manhã à noite, em qualquer refeição e é intrínseco aos hábitos alimentares de todo o mundo

pao

Segundo a Direção Geral de Saúde devemos ingerir entre 4 a 11 porções do grupo da roda dos alimentos composto por cereais, arroz, massas e pão (1 fatia é equivalente a 50g). Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica.

Presente como base da alimentação desde a Antiguidade, diz-se que a história do pão acompanha a história da humanidade, tal a sua longevidade nas refeições dos povos e a sua importância na cultura gastronómica. De centeio, trigo ou milho, com chouriço ou passas, em baguete ou em carcaça, folar ou broa, com queijo ou mel, cada povo tem a sua receita de pão.

As razões para incluir pão na nossa alimentação diária são várias. Para além de apresentar um baixo valor energético e baixo teor de sal, é uma fonte de fibras alimentares, de vitaminas e minerais. Apresenta uma grande variedade de escolha para satisfazer os gostos de cada um, e, mais importante, de baixo custo.

7 Razões para incluir pão na sua alimentação diária

1ª. Baixo valor energético em comparação com os seus substitutos

1 fatia de pão de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1g de açúcares, enquanto 6 bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares.

O pão é rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, dada a simplicidade dos ingredientes e método de confeção utilizado.

2ª Fonte de fibras alimentares

O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão proveniente de farinhas mais refinadas (como por exemplo o pão branco) são os que apresentam maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol. Quando enquadrados numa refeição como o pequeno-almoço, podem ajudar-nos controlar o apetite e a ingestão energética ao longo do dia.

3ª Fonte de vitaminas e minerais

Essencialmente vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B6) e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio que são essenciais ao organismo. As variedades com maior teor de fibra (integral, mistura, centeio e cereais) são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais.

Tem custo mais baixo e menos teor de sal, comparativamente com a maioria dos seus “substitutos” (bolachas, biscoitos, bolos, croissants, entre outros).

Localmente ao alcance de grande parte da população, uma vez que podemos encontrar a sua oferta desde a mais pequena padaria até às grandes superfícies, havendo também a possibilidade de fazer o pão em casa.

Apresenta grande variedade de escolha

Além do típico pão branco podem encontrar-se outras variedades como o pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outras possibilidades, o que torna o seu consumo tudo menos monótono;

Prático para consumo em qualquer lugar e em qualquer altura do dia

É simples de transportar e requer apenas que se mantenha em ambiente seco, fresco, não estando em contacto com a luz solar (a menos que os ingredientes que acompanham o pão necessitem de um outro tipo de armazenamento).

Quem é que não guarda na memoria o cheiro do pão acabado de sair do forno?

Informação fornecido através do Grupo Cerealis, um dos mais importantes grupos agroalimentares portugueses. Este grupo emprega mais de 600 colaboradores e transforma anualmente cerca de 400 mil toneladas de cereais; a sua carteira de clientes é superior a 3 mil e os seus produtos são comercializados nos 5 continentes. O Grupo é líder nas massas alimentícias e nas farinhas industriais, mas também está presente nas farinhas para usos culinários, cereais, bolachas e soluções refrigeradas e congeladas.