Concurso Queijos de Portugal

publicado em: Notícias | 0

A 8ª edição ocorre nos dias 20 e 21 de Outubro, com mais de 200 inscrições, e os prémios serão entregues no dia 14 de Novembro no evento Encontro com o Vinho e Sabores, em Lisboa

ecv10-nov14-queijo

A 8ª edição do Concurso Queijos de Portugal ocorre nos dias 20 e 21 de Outubro nas instalações ALS ControlVet, em Tondela, e recebeu este ano 205 inscrições em 20 categorias. Esta é uma iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) para estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, promover e divulgar o queijo nacional de qualidade, criando um maior reconhecimento e valorização do mesmo junto do consumidor.

As inscrições estiveram abertas a todos os produtores de queijo a nível nacional e os queijos inscritos serão alvo de uma avaliação objetiva e técnica por um painel de provadores, composto este ano por 23 jurados, incluindo representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, da área da distribuição e do ensino, da restauração, dos meios de comunicação social e consumidores.

“O Concurso Queijos de Portugal é já uma referência a nível nacional. Teve a sua primeira edição em 2009 e desde então tem vindo a crescer sustentadamente, o que confirma a sua importância na valorização cada vez maior do produto. Todos os anos este concurso premeia o que de melhor se faz nesta área”, salienta Paulo Costa Leite, Diretor Geral da ANIL.

Os vencedores serão anunciados a 14 de Novembro, numa cerimónia que terá lugar no Encontro com o Vinho e Sabores 2016, evento organizado pela Revista de Vinhos, parceira deste concurso.

O Concurso Queijos de Portugal é organizado pela ANIL com a colaboração da Fullsense – Análise Sensorial, conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Governo dos Açores, o patrocínio da DSM/Alifarma e o apoio da ALS Controlvet, da Revista de Vinhos, da JP Sá Couto, da Escola Profissional de Tondela e da Dão Catering.

Goste / Partilhe este artigo: