Concurso de fotografia “Terroir único, terroir soalheiro”, tem inscrições até 21 de outubro, sendo as visitas à adega e vinha, para o trabalho fotográfico, agendadas todas as segundas, quartas e sábados até ao dia 21 de outubro

Cartaz Fotografia vf1

De forma a valorizar a fotografia como forma de expressão do terroir da sub-região de Monção e Melgaço (DO Vinho Verde), dos pormenores desta terra mãe que faz do alvarinho que ali nasce algo único, a Quinta de Soalheiro, a primeira marca de alvarinho de Melgaço, lança o concurso de fotografia “Terroir único, terroir soalheiro”. O concurso destina-se a todos os fotógrafos amadores e profissionais, bem como alunos de escolas da especialidade e afins e todos os interessados devem concorrer até 21 de outubro. A apresentação dos vencedores deverá acontecer no dia 9 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo.

Valorizar a fotografia como forma de expressão artística, valorizar o terroir da região e a sua biodiversidade, valorizar o terroir Soalheiro, onde nasceu a primeira marca de alvarinho de Melgaço, promover a paisagem vitícola e a temática associada ao alvarinho (terra, vinha, vinificação, envelhecimento, casta, vinho, enoturismo, etc.), estimular a criatividade e contribuir para a valorização e projeção da região e da casta alvarinho são os principais objetivos desta iniciativa.

Os trabalhos serão avaliados por um Júri composto por cinco elementos: um elemento da Quinta de Soalheiro; um da Câmara Municipal de Melgaço; um da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; um da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e a fotografa “oficial” Soalheiro. Dos trabalhos apresentados, serão premiadas três fotos em Concurso e poderão ser atribuídas Menções Honrosas.

O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.soalheiro.pt.