Em destaque o ‘Poeira branco 2014’, com 93 pontos, eleito o “melhor branco português” da vindima de 2014” de uma extensa lista de vinhos brancos (de várias colheitas) provados pela (WS) Wine Spectator em 2016, na edição de agosto

poeira branco 2014

No que toca aos brancos da colheita de 2014, foram já milhares as referências, provenientes de todo o Mundo, que a WS tem vindo a provar. No total, apenas 15 vinhos obtiveram pontuações entre os 93 (‘Poeira branco 2014’) e os 96 pontos (nota máxima nos brancos de 2014), sendo este néctar da Quinta do Poeira o único português.

Excelentes notícias para o enólogo Jorge Moreira, ainda mais quando recebidas em vésperas de celebrar 20 vindimas e 20 anos a desenhar e criar néctares no Douro (e mais recentemente também no Dão, com a marca M.O.B.). Enólogo na Real Companhia Velha e na Quinta de la Rosa, Jorge Moreira tem, desde 2001, na Quinta do Poeira o seu projeto pessoal. Um projeto de família cuja gestão é partilhada com a sua mulher, Olga Martins, também ela enóloga de formação e a trabalhar no sector como CEO da Lavradores de Feitoria.

O ‘Poeira branco 2014’ é a terceira edição (antecederam-se 2012 e 2013) de um vinho bastante peculiar: um monocasta de Alvarinho, feito 100% a partir desta que é uma variedade típica da região dos Vinhos Verdes. Plantada na Quinta do Poeira – propriedade situada em Provesende, em pleno Douro Vinhateiro –, dá origem a néctares em que as características do terroir duriense se impõem.

Segundo as palavras do próprio enólogo Jorge Moreira, “este vinho é um exemplo da diversidade do Douro. É o concretizar de um sonho e a prova de que mesmo nos locais de maior tradição vale a pena inovar e arriscar quando se acredita. Mais do que um Alvarinho, é um vinho da Quinta do Poeira, em tudo semelhante aos seus irmãos tintos”.

O ‘Poeira branco 2014’ deu origem a cerca de 2.500 garrafas, com um preço de venda ao público de 30 euros.