Além da honesta homenagem aos produtos locais, esta quinta é dona de uma inovadora produção de cogumelos Shiitake. Uma fusão de saberes e sabores que já lhes valeu o rótulo de “Sabor do Ano 2016”. A primeira loja física acaba de abrir no Porto

Casa do Vale_Chutney cogumelos Shiitake

A história da Casa do Vale começa na Quinta dos Canais, uma centenária propriedade com cinco hectares localizada no lugar de Balde, em Baião. Dona de uma impressionante vista sobre o Douro, é aqui que hoje se estão a escrever novos capítulos, onde se destaca a abertura do primeiro ponto de venda físico, na Rua de Tânger, no Porto (junto à Avenida da Boavista).

Desde cedo que Otília e Jorge Cardoso, os responsáveis pela propriedade há 30 anos, perceberam que esta se tratava de uma terra fértil, com potencial para ser mais do que um simples refúgio de fim de semana. Começaram então a desenhar os primeiros projetos para rentabilizar os terrenos, fundindo-se a experiência rural de Otília, oriunda de uma família produtora de vinho do Porto, com a intenção de partilhar a riqueza da terra com o mundo.

A vontade de fazer mais e melhor levou-os a pensarem mais além, fugindo ao óbvio – a produção de vinho. Ambos apaixonados por viagens, foi no Oriente que encontraram a sua inspiração – a produção de cogumelos Shiitake, vista pelo produtor como uma espécie “todo o terreno”, já que se adapta facilmente a qualquer terroir.

Desde então, têm importado o know-how e a tecnologia do Japão, país de origem deste produto, acreditando que a região fará o resto. E fez. Hoje são especialistas não só na produção de cogumelos Shiitake ao natural, mas também em variados subprodutos como cogumelos desidratados, farinhas e compotas gourmet, com chutneys e vinagretes.

Mas a fusão de sabores não fica por aqui. A proximidade com o lugar da Pala permitiu-lhes apostar na produção de laranjas de elevada qualidade, fazendo justiça à reputação da região. Também aqui o foco está no subproduto, onde se destacam as compotas, com surpreendentes fusões de sabores: laranja com Vinho Verde, laranja com espumante ou laranja com vinho do Porto.

Além de partilhar a região em cada produto, a Casa do Vale está de portas abertas para receber todos os amantes da gastronomia. Ao longo de todo o ano, os visitantes são convidados a fazer parte de todos os trabalhos da quinta, desde a apanha da fruta à transformação dos produtos. Estes podem depois ser adquiridos diretamente na propriedade.

Recentemente abriu o primeiro ponto de venda físico, na Rua de Tânger, no Porto (perto da Avenida da Boavista). Além da venda de todos os produtos da Casa do Vale, este espaço vai também contar com várias atividades para os consumidores, como degustações com Chefes, workshops e apresentações de novidades.

Saiba mais em www.casadovale.com.pt