Carlos Brito da Universidade do Porto, Pedro Borges da Apcor e Mário Rodrigues do Alivetaste, integraram mais um painel, agora no Puro 4050, espaço único dedicado à mozzarella pela mão do chef Luís Américo e a decoração da Inês Mendonça

Uma dupla que tem criado marcante conceito próprio. A personalização do espaço da Inês com a consistente, saborosa e criativa cozinha do chef Luís Américo. Foi neste espaço dedicado à mozzarella que se realizou mais um “laboratório harmonização a copo” organizado pelo Alivetaste com o apoio da ViniPortugal e da Apcor.

A mozzarella é o principal produto aqui trabalhado, mas o conceito vai mais longe e a integração com diversas matérias primas é perfeita. Começámos com presunto de Parma DOP com burrata, azeite VE oregãos e rúcula – para partilhar – a que se seguiu um carpaccio tradicional com bocconccini e pesto fresco – também  para partilhar – tendo sido estas duas sugestões acompanhadas por um rosé de 2015, o Dona Maria do alentejo.

Curgete laminada, mozzarella afumicatta,  compota de pimentos e pera cozida – individual agora com a Quinta da Romaneira Reserva, um branco do Douro de 2014 e uma foccacia de alho negro – cebola caramelizada, mozzarella, pimentos del piquillo e alho negro – snack partilhar – agora com Quinta de Cabriz reserva branco 2014, agora da região do Dão.

Nos individuais tivemos em avaliação o risoto de polvo e castanhas harmonizado com Quinta de Cabriz Reserva, um branco do Dão de 2014. A terminar o tataki de novilho com cogumelos e trufa com Avidagos Lote 138, tinto Douro de 2013

Na sobremesas o tiramisù de vinho do Porto tawny e salame de chocolate com amaretti ambos com com Porto Poças Tawny 10 anos .

Um laboratório de harmonização a copo, que como sempre teve como objetivo a elevação do serviço de vinhos, do vinho a copo, da sensibilização da utilização das rolhas de cortiça na preservação dos vinhos, das castas nacionais, da boa cozinha e respetiva harmonização. O Puro 4050 mostrou ser um espaço surpreendente, cativante e de harmonia generalizada entre o espaço, a cozinha, os vinhos selecionados e um serviço de partilha simples, eficaz e convidativo. A não perder.

Vídeo

por Mário Rodrigues