O azeite extra virgem da Poças Júnior é uma edição limitada, feito a partir de azeitonas de oliveiras centenárias de uma das quintas da tradicional produtora de vinhos, a Quinta Vale de Cavalos, situada no Douro Superior

vale de cavalos azeite

Este clássico da dieta mediterrânica apresenta-se equilibrado, suave e complexo, puro sumo de azeitonas colhidas à mão em novembro de 2015 e processadas de imediato a baixas temperaturas, para garantir o sabor natural e autêntico do produto.

É esta qualidade, aliás, que se reconhece pela menção honrosa que o azeite obteve na edição de 2016 do Festival do Vinho do Douro Superior de 2016. Elaborado no lagar da Casa de Santo Amaro, em Mirandela, sob orientação do especialista Francisco Pavão, um dos maiores especialistas nacionais na área, este  azeite virgem extra da Poças é um blend de variedades autóctones da região do Douro, nomeadamente Galega, Madural, Cobrançosa, Verdeal Transmontana e Negrinha de Freixo, ainda que esta última com muito pouca expressão. De olfato frutado verde ligeiro, o azeite Poças exibe notas de maçã, banana madura, erva cortada e frutos secos maduros, apresentando o doce, o amargo e o picante bastante equilibrados e um fim de boca prolongado com alguma persistência.

Empresa dedicada à produção de vinho e detentora de três quintas no Douro, a Poças Júnior acrescenta ao seu portefólio de vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto esta marca de azeite, produção de elevada qualidade e de nicho – foram produzidas apenas 2500 garrafas – e símbolo da biodiversidade que esta casa quase centenária valoriza.

O Azeite Quinta Vale de Cavalos está à venda em lojas gourmet do país com um PVP de 15 euros.