É uma versão vegetariana do pastel de Chaves, com o folhado da famosa iguaria flaviense e formato inspirado também nos conhecidos covilhetes de Vila Real, sendo os pastéis e covilhetes os principais produtos da Prazeres da Terra, que agora têm a seu lado o novo produto batizado de Toscos do Campo

Toscos do Campo (1)

O folhado é o de sempre. Estaladiço, de massa moldada à mão, mil folhas finíssimas que se desfazem na boca. O recheio, esse, apresenta-se em tons verde, seleção de vegetais e tempero que surpreende.  O novo pastel de Chaves é vegetariano e chama-se Toscos do Campo, qualificativo do que se apresenta de modo original e tal como a natureza o produziu, como esclarece o dicionário. Ou ainda uma referência à origem da mais famosa iguaria flaviense, os Pastéis de Chaves, criação do século XIX de mulher anónima e vendedora ambulante.

O Tosco apresenta-se num novo formato, duas meias luas de pastel juntas, redondo, 140 gramas de gastronomia portuguesa para as pausas da manhã ou final de tarde ou para uma refeição ligeira.

Produzido pela Prazeres da Terra, empresa flaviense que este ano comemora 10 anos de existência, o novo Toscos é feito com margarina 100% vegetal, sem óleos hidrogenados, com menos calorias e ácidos gordos saturados do que a maioria dos pastéis do género existentes no mercado.  O recheio é constituído por um ratatouille de legumes que surpreende o palato. “Quando se prova os Toscos pela primeira vez fica-se surpreendido com o sabor intenso e agradável do pastel. Quem prova fica fã”, assegura Jorge Santos, líder da Prazeres da Terra.

Conhecido pelo seu empreendedorismo e inovação, Jorge Santos explica que a criação dos Toscos se deveu a uma necessidade do mercado. “Sobretudo em Lisboa, tinha muitos clientes que pediam produtos vegetarianos e, inspirado nos pastéis de Chaves e nos covilhetes, experimentei combinar um conjunto de legumes que casassem bem com massa folhada. Após uns meses de experiências, nasceram os Toscos”, conta Jorge Santos, que já patenteou o design dos Toscos.

Produtor certificado e premiado do secular pastel de Chaves, bem como do mais que conhecido folar de Chaves, a Prazeres da Terra possui uma moderna unidade de fabrico em Chaves, com capacidade de embalagem, conservação e congelação dos produtos conforme todos os requisitos legais. Com distribuição no Porto e Trás-os-Montes, a empresa tem duas lojas próprias, em Lisboa e em Chaves.

O PVP é de 1,30 euros.